Almada | Filhos da Revolução

Dia 14 de Junho às 21h, no Auditório Fernando Lopes-Graça

O mais recente projecto do pianista e compositor Júlio Resende, “Fado Jazz – Filhos da Revolução”, propõe uma ode à paz, ao livre pensamento e à aniquilação da censura.

Incluído no Festival de Música dos Capuchos deste ano, é também uma viagem pela alma musical portuguesa, inspirada pela celebração da Liberdade nunca garantida, dos 50 anos da revolução dos cravos e pelo fim das guerras coloniais.

Na sequência do álbum anterior “Fado Jazz Ensemble”, “Filhos da Revolução” é o 10º álbum de Júlio Resende, e conta ainda com a participação de Bruno Chaveiro na guitarra portuguesa, Alexandre Frazão na bateria e percussão, e André Rosinha no contrabaixo. O quarteto desenvolve e aprofunda a relação entre o Fado e o Jazz, acrescentando ainda a música africana, que acompanha Júlio Resende desde sempre.

O concerto inclui ainda um momento inédito, em que Júlio Resende, o único artista autorizado a utilizar a voz de Amália Rodrigues nos seus espectáculos, faz um dueto impossível com a diva do Fado na canção “Medo”.

Júlio Resende é um dos mais internacionais músicos portugueses e conta já com dez álbuns editados, num percurso que se inicia no Jazz, passa pelo Fado e pela Palavra, numa procura contínua do lugar perfeito que nunca existe. O seu talento e técnica de improvisação são transversais à sua estética musical, abrangendo diversos géneros musicais, desde o Jazz ao Fado, à música clássica – tendo já colaborado com Maria João Pires – e até a projectos de música electrónica. A sua versatilidade e criatividade tornam-no um dos artistas mais aclamados da actualidade. Depois de ter gravado projectos em nome próprio, em formato de trio e quarteto de Jazz, decide pensar a improvisação sobre outros géneros musicais, como é o caso do Fado. Baseando-se em temas de Amália Rodrigues, Júlio Resende apresenta novos desafios: trazer o Fado ao piano. “Amália por Júlio Resende”, editado em 2013 pela Valentim de Carvalho, foi unanimemente aclamado pela crítica musical portuguesa. O seu último álbum, “Fado Jazz – Filhos da Revolução”, foi lançado em 2023.

Ficha Técnica:

Piano: Júlio Resende
Guitarra Portuguesa: Bruno Chaveiro
Contrabaixo: André Rosinha
Bateria e Percussão: Alexandre Frazão

Idade: M/6
Duração: 80 min.
Preço: 10,00€ (desconto de 25% para menores de 25 anos, maiores de 65 anos e para profissionais do espectáculo)

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , , , , ,