Almada | Gustavo Ribeiro é campeão mundial de skate

Skateboarder almadense é o primeiro português e europeu a sagrar-se campeão mundial

O almadense Gustavo Ribeiro arrebatou no Domingo dia 6, de forma inédita, a Super Crown, etapa decisiva da edição de 2022 da Street League, circuito mundial da modalidade, que aconteceu no fim de semana passado, no Rio de Janeiro.

Após os bronzes de 2019 e 2021, o skateboarder, de 21 anos, entrou na Arena Carioca como líder do ranking da prova e fez 27,9 pontos, à frente dos norte-americanos Braden Hoban, segundo (27,7), e Chris Joslin, terceiro (27,2), numa final com oito concorrentes.

“Este resultado traduz todo o trabalho que tive. Consegui conquistar este título. Se a mente diz que sim, ninguém pode negar. Sentia tanta pressão que só queria relaxar e estar confortável. Só queria que a minha manobra funcionasse e nem acredito que consegui”, expressou o atleta do Pragal, em declarações no final da competição.

Gustavo Ribeiro começou por integrar o lote de quatro finalistas, ao superar o cut com duas pontuações de 9,3 e outra de 9,0, que conseguiu substituir por uma de 9,3 já nas duas últimas tentativas, destronando o americano Jagger Eaton no palmarés da prova.

No caminho para a Super Crown, o atleta almadense dominou a terceira e penúltima etapa, em Las Vegas, nos Estados Unidos, no fim de semana de 8 e 9 de Outubro, depois de ter fechado o pódio na passagem por Jacksonville, seguida de um sétimo lugar em Seattle.

Gustavo Ribeiro é o primeiro português e europeu a sagrar-se campeão mundial de skate.

, , , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online