Almada lança 3ª edição do Orçamento Participativo Jovem

Candidaturas estão abertas até dia 1 de Outubro para jovens dos 14 aos 35 anos

O Almada Gaming Fest, realizado no Dia Intenacional da Juventude, foi o momento escolhido para apresentação e abertura oficial das candidaturas à 3.ª edição do Orçamento Participativo Jovem de Almada, que decorre de 12 de Agosto a 1 de Outubro.

Este é um dos mecanismos criados pela autarquia para tentar reverter a situação actual do afastamento dos jovens da participação activa na democracia local e, nos respectivos processos de tomada de decisão.

A Câmara Municipal de Almada (CMA) promove assim o Orçamento Participativo Jovem de Almada (OPJ Almada), como mais um instrumento de participação à disposição da juventude almadense, que assegura o aprofundamento da relação entre a população juvenil e a cidade, a aproximação entre as políticas públicas e as necessidades, ambições e expectativas juvenis, promovendo a interacção entre eleitos, técnicos e cidadãos, na procura de soluções para melhorar a qualidade de vida no concelho. É uma oportunidade para identificar problemas, soluções e prioridades de investimento, permitindo que este público-alvo comunique preocupações e desenvolva atitudes, competências e prácticas de participação.

Podem participar no OPJ Almada todos os jovens residentes, estudantes ou trabalhadores no concelho, com idades compreendidas entre os 14 e os 35 anos, escolas/agrupamentos de escolas do concelho e associações de jovens registadas no Registo Nacional do Associativismo Jovem (RNAJ) com sede ou actividade no concelho.

Para as candidaturas serem aceites têm de ter em conta a 16 regras como, por exemplo, que não “contrariem regulamentos municipais ou violem a legislação em vigor”, ou que não “contrariem ou sejam incompatíveis com outros projectos, políticas e estratégias do município de Almada”, são ainda excluídas as que “já tenham recebido financiamento por outros projectos, programas ou regulamentos municipais”.

O projecto vencedor recebe 30 mil euros para o seu desenvolvimento e será anunciado dia 16 de Dezembro

O regulamento completo pode ser consultado aqui.

Edições anteriores

Na 1ª edição do OPJ foram recebidas 23 propostas de candidatura, tendo sido seleccionadas 10 finalistas. A candidatura vencedora foi o projecto “Music Sounds Better With You”, que consitia num estúdio de produção, gravação e edição de som, de utilização gratuita, instalado na Lifeshaker Associação, no Monte da Caparica, onde se encontram disponíveis uma Sala de Captação e Edição; Sala de Ensaio; Sala de Formação; Sala de Produção Digital. O projecto em actividade desde Novembro de 2022. Com o apoio do OPJ Almada, a Associação Lifeshaker conseguiu criar um espaço que valoriza o talento dos jovens músicos do concelho e, que lhes permite ensaiar e gravar os seus projectos musicais sem custos associados.

A sua 2ª edição contou com 15 propostas recebidas e, o projecto vencedor foi “Barracada” também da Lifeshaker Associação. O nome, que em jargão local representa um conjunto de barracas, pretende recriar num espaço físico do Bairro do Raposo, o ambiente e as diversas dimensões integradas nestes elementos enraizados no território almadense. Em concreto será a criação de uma cozinha comunitária aberta, a título gratuito, a iniciativas de empreendedorismo social dos jovens locais, como a prototipagem e pré-incubação de negócios, e de celebração da diversidade cultural, com acesso a 24 lugares sentados para distribuição de refeições. Será também reforçada e motivada a utilização, no âmbito da Cozinha Comunitária, de excedentes agrícolas locais, possibilitando o acesso da população a alimentos frescos, saudáveis e de qualidade. À data da entrega da proposta, estavam já em fase de conclusão as obras de adaptação e fixação do projecto num antigo café local, sendo que o financiamento do OPJ, irá apoiar a aquisição de equipamentos e a dinamização do espaço. Como objectivo mais alargado a Lifeshaker pretende contribuir localmente com este projecto na redução de problemáticas globais como a pobreza, a fome, a desigualdade e as alterações climáticas.

, , , , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

Um pensamento em “Almada lança 3ª edição do Orçamento Participativo Jovem

Comentários estão fechados.