Almada | Nostalgia ou o passado não existe
O filme de Mario Martone pode ser visto no grande ecrã do Auditório Fernando Lopes-Graça, dia 21 de Junho às 21h
Depois de 40 anos a viver no Egipto, onde se casou e se converteu ao Islão, Felice Lasco regressa a Rione Sanità, um bairro situado no centro de Nápoles em Itália, para reencontrar a mãe idosa e doente, que havia abandonado sem aviso quando ainda era adolescente. De volta à sua cidade natal, perde-se entre as pedras das casas e as igrejas do bairro de Sanità, imerso nas palavras de uma língua que agora percebe como estrangeira, mas que na verdade é a sua. Parece arrebatado por um estranho fascínio e, as memórias de uma vida distante que passou com Oreste, o seu melhor amigo de infância com quem partilha um segredo, regressam ao seu intimo. O amigo que deixou para trás há tantos anos tomou um rumo completamente diferente do seu e, faz agora parte de uma organização criminosa. Quando se torna evidente que Nápoles representa uma vida perdida para ele e que deve voltar o mais rapidamente possível para o lugar de onde veio, Felice vê-se tomado pela força invencível da nostalgia.
Mário Martone faz com este filme um mapeamento das agruras da sua Nápoles natal, sob o jugo da máfia e do desamparo estatal. Um filme com um refinamento formal, uma dramaturgia tempestuosa, um drama mesclado de tons de thriller introspectivo de cariz sociológico. Nápoles e as figuras napolitanas têm sido uma presença recorrente no trabalho de Mario Martone, desde os anos 80/90. Nostalgia filma a Nápoles contemporânea, ao nível da rua. Mario Martone é o cineasta de Nápoles, por excelência.
Este drama tem por base o romance homónimo do escritor Ermanno Rea (1927-2016). Depois de ter estado em competição pela Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes, venceu quatro prémios Nastro d’Argento – os galardões de cinema atribuído pelo Sindicato Nacional dos Jornalistas de Cinema Italianos – nas categorias de melhor realizador, argumento, actor principal (Pierfrancesco Favino) e secundários (Francesco Di Leva e Tommaso Ragno).
Ficha Técnica:
Título original: Nostalgia
Realização: Mário Martone
Argumento: adaptação do livro de Ermanno Rea, Mario Martone, Ippolita Di Majo
Produção: Roberto Sessa
Elenco: Pierfrancesco Favino, Francesco Di Leva, Tommaso Ragno, Aurora Quattrocchi, Sofia Essaïdi, Nello Mascia
Fotografia: Paolo Carnera
Música: Silvia Moraes
Edição: Jacopo Quadri
Género: Drama
Origem: Itália, França
Ano: 2022
Duração: 117 min.
Classificação: M/14
Preço: 3,00€. Desconto de 50% para jovens e seniores
Contacto da Bilheteira do AFLG
Tel.: 212 724 922 | auditorio@cm-almada.pt
Quarta a Sábado das 10h00 – 13h00 | 14h30 – 18h00
1 hora antes de espectáculo ou sessão de cinema