Almada | Pavarotti, de Ron Howard

Um documentário que pode ser visto dia 24 de Outubro às 21h, no Auditório Fernando Lopes-Graça

O filme mostra o início da vida do tenor Pavarotti, filho de um padeiro que adorava futebol numa Itália marcada pela guerra, os seus primeiros passos como cantor de ópera nos anos 1960 e, sua ascensão como um dos tenores mais famosos do mundo. 

Utiliza imagens de apresentações raramente vistas, vídeos caseiros e entrevistas com a família e os amigos do cantor, inclusive com a sua segunda esposa Nicoletta Mantovani, além de material de arquivo com alguns de seus amigos famosos, como a princesa Diana, Nelson Mandela e Bono, vocalista dos U2.

O Campeonato do Mundo de futebol de 1990, em Itália, foi o momento em que a ópera deixou de ser exclusiva das elites e atingiu as massas. A estrela de ópera Luciano Pavarotti juntou-se aos colegas tenores Plácido Domingo e José Carreras no palco em Roma, numa transmissão vista por 1,4 mil milhões de pessoas no mundo inteiro.

A poderosa interpretação de “Nessun Dorma” continua a representar uma das mais famosas actuações que o mundo alguma vez ouviu e, assim, Pavarotti realizou o velho sonho de popularizar a ópera.

O director Ron Howard não sabia muito sobre ópera, mas sabe reconhecer um drama quando o vê e, a vida do tenor italiano Luciano Pavarotti foi dramática. Howard decidiu contar a história do falecido Pavarotti em parte através de algumas de suas árias mais famosas, numa abordagem íntimista.

“É inacreditavelmente difícil ser-se aquele tipo de tenor, com aquele nível. Não é só um dom, mas anos de paixão, concentração e trabalho”, declarou Howard.

Luciano Pavarotti morreu de cancro no pâncreas em 2007, aos 71 anos.

©DR / Com a princesa Diana, depois de um concerto à chuva.

Ficha Técnica: 

Título original: Pavarotti
Realização: Ron Howard
Argumento: Mark Monroe
Produção: Brian Grazer, Ron Howard,
Elenco:  Luciano Pavarotti, Andrea Griminelli, Nicoletta Mantovani, Plácido Domingo, Angela Gheorghiu, Carol Vaness, Vittorio Grigòlo, Madelyn Renée Monti, Zubin Mehta, Lorenza Pavarotti, Giuliana Pavarotti, Cristina Pavarotti, José Carreras, Bono, The Edge, Princess Diana (arquivo)
Fotografia: Axel Baumann, Michael Dwyer
Música: Ric Markmann, Matter Music, Dan Pinnella, Chris Wagner
Montagem: Paul Crowder
Género: Documentário
Origem: Reino Unido, Estados Unidos da América
Ano: 2019
Duração: 115 min.
Classificação: M/12

Preço: 3,00€ com desconto de 50% para jovens e seniores

Contacto da Bilheteira do AFLG
Tel.: 212 724 922 | auditorio@cm-almada.pt
Quarta a Sexta, das 14h30 às 18h00
Sábado das 15h00 às 18h00
1 hora antes do espectáculo

, , , , , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online