Almada | Plantação da 4ª microfloresta do concelho

Uma estratégia para ser um concelho mais sustentável e verde, com a ajuda de espécies nativas

No dia 18 de Fevereiro, pelas 9h30, será plantada a quarta microfloresta do concelho de Almada, no Parque Urbano Comandante Júlio Ferraz, junto ao Fórum Municipal Romeu Correia. As inscrições para participação encontram-se esgotadas.

Antes da plantação será ministrado um workshop, onde será explicado o que são, como se constroem e, o que o município quer fazer com a criação destas Microflorestas no espaço urbano.

A criação de microflorestas faz parte de uma estratégia municipal que tem como objectivo trazer mais natureza à cidade, tornando também o território mais sustentável, biodiverso e adaptado às alterações climáticas, promovendo um microclima mais ameno.

Esta Microfloresta será criada no âmbito das acções inerentes ao Projecto Europeu COOLife Almada. Este é um projecto que visa aumentar a capacidade de adaptação de áreas centrais da cidade às ondas de calor. 

A microflorestas já existentes no concelho de Almada situam-se no Parque Urbano do Pragal, no Parque Multiusos da Sobreda e, no Bairro do Matadouro.

O que são e para que servem as microflorestas

Nas zonas urbanas não é possível criar extensas áreas naturais, mas é possível agir para ter cidades mais verdes. As microflorestas para além de contribuírem para tornar o território mais sustentável, biodiverso e adaptado às alterações climáticas, promovendo um microclima mais ameno, tornando as cidades mais verdes; são também bolsas de natureza criadas pelo homem, que podem desempenhar várias funções importantes na cidade.

As microflorestas promovem ainda o ensombramento e com isso o arrefecimento microclimático nos dias mais quentes, atraem e dão refúgio a animais, promovendo a biodiversidade; ajudam a diminuir a poluição do ar e o ruído; valorizam o espaço urbano, tornando-o mais bonito e verde; contribuem para a promoção de uma economia circular; resultam da energia das pessoas que colaboram para a sua criação, desenvolvimento e, manutenção, estimulando o convívio e a participação para a criação de uma cidade mais sustentável.

O conceito de microflorestas foi criado nos anos 70 pelo botânico japonês Akira Miyawaki, que se inspirou nas florestas milenares do Japão. Foi desenvolvida uma metodologia onde se replica os estratos de uma floresta natural num pequeno espaço. Nela são plantadas uma grande diversidade de plantas nativas adaptadas ao clima local (neste caso espécies mediterrânicas), mais juntas entre si que numa plantação convencional. A ideia é promover a competição positiva entre elas e o seu crescimento mais rápido. Um solo fértil e a manutenção nos dois ou três primeiros anos é fundamental para o êxito deste habitat.

A organização das plantações de microflorestas é do Departamento de Intervenção Ambiental, Clima e Sustentabilidade e do Departamento de Espaços Verdes da Câmara Municipal de Almada (CMA).

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

Um pensamento em “Almada | Plantação da 4ª microfloresta do concelho

Comentários estão fechados.