Almada | Roteiro de Páscoa

O Almada Online traz-lhe o roteiro da Páscoa no concelho e um explicador dos seus símbolos mais importantes

A Páscoa é uma época de união e partilha, perfeita para passar tempo com a família. Para além das refeições familiares, há eventos no concelho de Almada dedicados a esta época festiva, que pode aproveitar para fazer neste fim-de-semana prolongado e chuvoso.

Almada Forum

O Almada Forum, tem um espaço dedicado aos mais novos, para celebrar a Páscoa. O espaço “You are a Star” está localizado na Praça da Natureza até 7 de Abril e oferece jogos, dança, teatro e outras actividades, que juntam miúdos e graúdos num espaço onde todos são as estrelas principais. Dia 29 de Março há Hora do Conto às 11h, apresentada por um narrador e uma mascote, que transformará contos clássicos numa experiência de diversão e ternura para os mais pequenos. O Just Dance, no dia 6 de Abril às 11h, liderado por um professor e duas bailarinas profissionais, convidará os participantes a moverem-se ao ritmo de coreografias simples e divertidas, promovendo a actividade física e o convívio familiar. Nos Ateliers Infantis, os pequenos artistas poderão explorar a sua criatividade e colocar mãos à obra. Para os jovens mais ligados à tecnologia, os Jogos Digitais oferecem uma experiência desafiante, com uma variedade de jogos interactivos projectados para estimular a imaginação e a destreza dos participantes. Para capturar todos os momentos especiais, há um Photobooth 360º.

Costa da Caparica

No dia 29 às 21h, há Baile da Pinha dos Costinhas no Grupo dos Amigos da Costa, na Rua Serafim Martins, na Costa da Caparica. A tradição e alegria de um tradicional baile da pinha, que reverte a favor da Associação Cultural “Os Costinhas”. A organização promete uma noite cheia de música, dança e diversão, com animação musical de Cláudio Filipe. A entrada no baile custa 3,5€ para adultos e 1,5€ para crianças.

Caça aos ovos

No domingo, dia 31 de Março, entre as 10h e as 18h, terá lugar em Almada uma caça aos ovos, organizada pelo restaurante flexitariano (alimentação moderada e flexível), Boshq. Dezenas de os ovos que vão estar espalhados pelas ruas de Almada, cada um contendo vouchers de desconto, dos 10 aos 50%, em refeições mo restaurante. Alguns ovos terão vouchers para brunches e refeições gratuitas para duas pessoas. Os participantes poderão acompanhar os stories do Instagram do restaurante, onde serão divulgadas fotografias que darão pistas sobre a localização dos ovos escondidos.

Biblioteca da Trafaria

As férias da Páscoa dos mais jovens são, celebradas na biblioteca da Trafaria com uma série de actividades diárias para crianças com mais de sete anos, que se realizam às 11h. Dia 3 de Abril, há sopa de letras e palavras cruzadas. No dia seguinte, haverá caça ao tesouro, para descobrir segredos escondidos nos livros da biblioteca. Dia 5 há bingo do alfabeto e, no Sábado 6 quizz humano

©Unsplash / Coelhos e ovos são os símbolos mais universais da Páscoa

Significado da Páscoa

A etimologia da palavra Páscoa remonta à tradição judaica, já que a palavra hebraica “Pessach” significa “passagem”, por referência à passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho durante a fuga do Egito. Para os cristãos, a palavra Páscoa tem origem no latim “Pascha”, que significa “passagem”, em referência à passagem de Cristo da morte para a vida.

Enquanto os judeus comemoram a Páscoa com um jantar ritual chamado de Seder, os cristãos celebram a Páscoa com missas e cultos, sendo o almoço de Domingo de Páscoa normalmente celebrado em família, além de muitas vezes trocarem ovos de chocolate e presentes simbólicos.

Os ovos

Os ovos de Páscoa são tradição desde a Antiguidade, onde eram considerados um alimento sagrado, utilizado em vários rituais de passagem, simbolizando a renovação da vida. No cristianismo simbolizam a ressurreição de Jesus Cristo e, as cascas dos ovos o seu túmulo vazio.

Na Europa pagã os povos pintavam ovos com desenhos coloridos, como símbolo de celebração da Primavera e da fertilidade. Em muitos locais, especialmente em comunidades rurais e nalgumas regiões da Europa, a tradição de decorar ovos ainda se mantém.

Para os cristãos, o ovo de Páscoa é um símbolo de fé, esperança e amor. Ele representa a certeza da vida eterna e a promessa da salvação através da ressurreição de Jesus Cristo.

A associação do ovo à Páscoa surgiu na Idade Média, quando os cristãos europeus costumavam oferecer ovos coloridos como presentes durante esta festividade. Com o tempo, essa tradição evoluiu para a criação dos ovos de chocolate actuais.

Acredita-se que a primeira referência aos ovos de chocolate tenha surgido no século XIX, cerca de 1828, na cidade de Bristol, em Inglaterra, tendo- se depois espalhado pela Europa e pelo mundo.

A inovação que permitiu a produção de ovos de chocolate em massa aconteceu em 1873, quando o chocolateiro suíço Jules Sechaud criou uma técnica para moldar chocolate em formato de ovos.

O coelho

Acredita-se que a tradição do coelho da Páscoa tenha surgido na Europa, no início do século XVIII, mas as suas raízes podem ser encontradas em antigas tradições pagãs.

Na mitologia pagã, o coelho era símbolo de fertilidade e renovação, devido à sua capacidade de reproduzir-se numerosa e rapidamente. Com o cristianismo, o coelho passou a simbolizar a ressurreição de Jesus Cristo, a renovação da vida e a fertilidade que a Primavera traz consigo.

É um elemento da mitologia alemã associado à deusa germânica da fertilidade, Eostre ou Ostara, celebrada em rituais na Primavera.

Actualmente o coelho é uma personagem bastante popular em histórias infantis e nas decorações de Páscoa, geralmente é representado com uma cesta de ovos coloridos ou a comer uma cenoura.

Peixe

É um símbolo cristão. Segundo a bíblia , o peixe era um alimento muito comum na época em que Jesus viveu e, algumas passagens bíblicas mencionam o peixe de forma simbólica. Uma das mais famosas dessas passagens é a multiplicação dos pães e dos peixes por Jesus. Muitos dos discípulos de Jesus eram pescadores.

Na cultura cristã, o peixe passou a ser associado à ideia de renovação espiritual e à vida eterna, e é frequentemente usado como um símbolo discreto nas decorações de Páscoa. Uma das formas mais conhecidas de representar o peixe na Páscoa é o ichthys, um símbolo que se assemelha a um peixe estilizado, muito usado secretamente pelos primeiros cristãos como uma forma de identificação e de comunicação.

É comum nas famílias católicas que não se coma carne vermelha durante a Quaresma, período que antecede a Páscoa e, se opte por consumir peixe. Essa tradição tem origem na ideia de que a carne vermelha seria um alimento mais pesado que o peixe, visto como mais adequado para esse período de penitência e reflexão.

©Deposit Photos / O ichthys cristão

Cordeiro

Na tradição judaica, a Pesach (Páscoa) tem origem na história bíblica do Êxodo, que narra a libertação dos hebreus da escravidão no Egito, por Moisés. Deus teria ordenado aos hebreus que sacrificassem um cordeiro e o comessem durante a noite do primeiro dia da festa de Pesach, como forma de marcar a passagem da escravidão para a liberdade. O sangue do cordeiro também teria sido usado para marcar as portas das casas dos hebreus, como forma de protegê-los do anjo da morte, que teria passado pelo Egito matando todos os seus primogénitos.

O cordeiro tornou-se assim um símbolo importante na celebração da Páscoa judaica, representando tanto a libertação do povo hebreu quanto a ideia de sacrifício e redenção. A carne de cordeiro é muitas vezes consumida durante a celebração da Páscoa judaica, seja em casa com a família, seja em refeições comunitárias.

Na cultura cristã, o cordeiro representa Jesus Cristo como o “cordeiro de Deus”, que teria sido sacrificado para redimir os pecados da humanidade. Essa ideia é reforçada em várias passagens bíblicas.

Assim como na tradição judaica, o cordeiro na cultura cristã também representa a ideia de sacrifício e redenção. No Alentejo era tradição as famílias juntarem-se no campo em grandes grupos, para o almoço de Domingo de Páscoa, onde comiam ensopado de borrego.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , ,