Almada | S.O.S. – Aquela noite
Em cena na Sala Experimental do Teatro Municipal Joaquim Benite, a 20 e 21 de Dezembro, pelas 21h
O colectivo SUL, em parceria com o CEDANSA – Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros – Sarah Affonso e o IFILNOVA – Instituto de Filosofia da NOVA, apresenta no Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB), nos dias 20 e 21 de Dezembro pelas 21h, um espectáculo com uma montagem de textos de Almada Negreiros, muito pouco conhecidos, alguns deles inéditos.
Com um texto criado a partir do teatro e textos de conferências e ensaios de Almada Negreiros, os actores assumem as personagens das peças, e também comentam o pensamento do autor, num lugar abstracto que se deseja concreto no fim do espectáculo.
No pequeno palco, dentro de um bar duvidoso, decorrem ensaios bizarros de números de variedades para apresentar nessa noite ao público. Fora do palco, os artistas não se entendem. É apenas quando se exibem mascarados, forjando as suas personagens irreais, que verdadeiramente se encontram e a sua existência ganha sentido. O palco transforma-se numa minúscula sala de espera, com os artistas lá dentro, estupefactos. Resta-lhes serem chamados. Mas, não fazendo ideia por que esperam, desesperam.
“Penumbra. Os actores espalhados pela cena. O actor que faz de Pierrot a um canto destaca-se pela sua pose teatral. Pierrot esboça um gesto. Luz.”
Este espectáculo propõe retomar um projecto do autor: a ligação de duas peças, “Deseja-se Mulher” e “S.O.S.”, num díptico a que teria chamado “Tragédia da Unidade”. Aqui chama-se “S.O.S. Aquela Noite”.
A SUL – Associação Cultural e Artística, assume-se como um espaço de criação e realização de projectos culturais e artísticos.
O CEDANSA foi criado em Março de 2022 e resulta do protocolo firmado em Junho de 2021 entre a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e a família Almada Negreiros, que determinou o depósito do arquivo documental do casal de artistas na NOVA FCSH com vista a investigação e disseminação de conhecimento científico. É coordenado pelas Unidades de Investigação IHA – Instituto de História da Arte e IELT – Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, da NOVA FCSH, e apresenta-se como fonte fundamental para os estudos das primeiras vanguardas e dos modernismos, ao acolher o acervo de dois dos mais importantes artistas portugueses do século XX, Almada Negreiros e Sarah Affonso.
Ficha Técnica e artística
SUL – Associação Cultural e Artística
Textos: Almada Negreiros
Criação: Colectivo Sul
Interpretação: Carolina Ferraz, Dinis Gomes, Duarte Guimarães, Rita Durão, Rita Loureiro e Sofia Marques
Voz off: José Manuel Mendes
Cenário e Figurinos: Vera Midões
Assistente de Cenário e Figurinos: Ema Falcão
Construção de Cenário: Fábio Paulo
Costureira: Rosário Balbi
Desenho de Luz: Rui Seabra
Desenho de Som: Paulo Abelho
Fotografia de Cena: Bruno Simão
Produção Executiva: Leonardo Garibaldi
Assistente de Produção e Designer Gráfico: Rui Miguel
Assessoria de Imprensa: Maria João Moura
Gestão Administrativa: Patrícia André
Duração: 105 min.
Classificação: M/12
Preço: 13€ (Clube de Amigos: 6,50€)
"SOS Aquela Noite", Almada, Almada Negreiros, CEDANSA - Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros – Sarah Affonso, Cultura, IFILNOVA - Instituto de Filosofia da NOVA, Sul - Associação Cultural e Artística, Teatro, Teatro Municipal Joaquim Benite