“Almada Velha, Bairro Vivo”

A iniciativa englobada na SEM decorre dia 18 na parte Velha de Almada

“Almada Velha, Bairro Vivo” é uma iniciativa que decorre das 10h às 20h em várias ruas da parte velha da cidade de Almada no dia 18 de Setembro. Este evento está englobado na Semana Europeia da Mobilidade (SEM) à qual a cidade de Almada se associa há já 21 anos.

Esta é uma boa oportunidade para (re)descobrir a zona mais antiga da cidade de Almada, com menos carros, menos trânsito e mais espaço e tranquilidade para as pessoas. Um amplo programa de atividades de rua e visitas guiadas, foi preparado pela Câmara Municipal de Almada (CMA), que pode usufruir com família e amigos.

Esta iniciativa implica o condicionamento no acesso, e no estacionamento a veículos motorizados, nos arruamentos da zona histórica de Almada entre as 8h00 e as 20h00, no dia 18 de Setembro, excepção feita aos residentes.

©CMA / Ruas em que o trânsito está proibido a todos os não residentes no dia 18 de Setembro

Programa Completo “Almada Velha, Bairro Vivo”

10h00 às 18h00, diversos locais de Almada Velha
JOGOS TRADICIONAIS NO BAIRRO 
Muitos jogos e animação de outros tempos na rua! Matraquilhos, carros a pedais, jogo do sapo, das latas, esquis, arco e gancheta, andas, sobe e desce, jenga gigante e muito mais para se divertir

10h00 às 12h30 e 14h00 às 17h30, Espaço ACOME, Rua Capitão Leitão 16, Almada Velha 
BIBLIOTECA DE RUA
Uma coisa boa para se fazer numa rua sem carros é ler um livro numa esplanada. Nesta biblioteca há muitos livros e histórias para desfrutar. Cultura na rua para miúdos e graúdos. 
Dinamização: Bandlivros e Associação Cultural o Mundo do Espetáculo

10h00 às 12h00 e 14h00 às 18h00, Cine Incrível, Rua Capitão Leitão, Almada Velha
MÚSICA NA RUA COM DJ BOIEIRO
A atmosfera musical deste dia estará a cargo do DJ Boieiro. Poderá encontra-lo à porta do mítico espaço de cultura Cine Incrível onde estará a animar a rua Capitão Leitão com sonoridades do universo musical nacional e internacional.
Organização: Alma Danada Associação Criativa

10h00 às 18h00, a caminho do Elevador da Boca do Vento, Almada Velha 
BIBLIOTECA ALETRIA
Venha descobrir esta biblioteca itinerante sobre rodas e desfrutar de livros, leituras, conversas, oficinas e actividades dirigidas aos mais novos e suas famílias. Um espaço de partilha e convivialidade, proporcionando trocas intergeracionais e interculturais.
DinamizaçãoAssociação Cultural Casa Invisível

10h00 às 12h00, zona pedonal Rua Capitão Leitão, Almada Velha
XADREZ NA RUA
Venha jogar Xadrez num tabuleiro gigante, com a família e com amigos. Não necessita inscrição, basta aparecer.

Ao longo do dia, zona pedonal Rua Capitão Leitão, Almada Velha
HIP HOP “The future Iz Us
Quando nos encontrar, junte-se a nós e venha dançar nesta demonstração de Hip Hop e muita energia!

14h30 às 16h30, Jardim do Castelo, Almada Velha 
OFICINA “CAPITAL DA ALEGRIA”
Uma oficina de rua onde se desenvolve a construção colectiva de uma cidade em cartão e papéis coloridos. Com a evolução desta maquete promove-se uma reflexão colectiva sobre as utilizações do espaço urbano e a criação de espaços públicos de ar livre para os indivíduos, comunidades, plantas e animais. Cada participante terá a seu cargo um conjunto de elementos para os quais procurará encontrar ou criar um espaço de qualidade na cidade.
Iniciativa gratuita para todas as idades.
ProduçãoAssociação Cultural o Mundo do Espectáculo

10h30 às 12:30, ECOA, Rua Sociedade Filarmónica Incrível Almadense 13, Almada Velha
ECOA COM MOBILIDADE, OFICINAS CRIATIVAS
Workshop de Serigrafia, Desenho e Bordado para crianças entre os 5 -12 anos de idade.
Venha conhecer este centro artístico onde só temos de dar largas à imaginação, o resto acontece! Um espaço de partilha, convívio e de muitas aprendizagens que vai gostar de descobrir.
Organização: Projeto (RE)age em Rede – CLDS 4GSanta Casa da Misericórdia de Almada

ACTIVIDADES DE BICICLETA

10h00 às 18h00, zona pedonal Rua Capitão Leitão, Almada Velha
CICLOFICINA DE ALMADA, EDIÇÃO ESPECIAL 
Venha aprender a fazer as principais reparações e operações de manutenção na sua bicicleta, como afinar travões e mudanças, ou reparar furos. Na Cicloficina de Almada pode trocar peças e doar bicicletas velhas e peças usadas para ganharem nova vida, noutras bicicletas. Iniciativa gratuita e sem fins lucrativos dinamizada por voluntários. 
Organização: Cicloficina de Almada 

10h00 às 17h00, zona pedonal Rua Capitão Leitão, Almada Velha 
PEDALAR SEM IDADE
2 Bicicletas (trishaws) levam a pedido, a comunidade sénior por um ciclopasseio por Almada Velha… “Pedalar sem Idade” é um movimento sem fins lucrativos constituído por voluntários que apoiam pessoas mais velhas e pessoas com mobilidade reduzida, combatendo a solidão e o isolamento social. Como? Fazendo passeios guiados de bicicleta onde se trocam experiências, sorrisos e se vê a cidade de outra forma, de novo com “o vento nos cabelos”.
Organização: Pedalar sem Idade Lisboa 

10h00 às 12h30, Jardim do Castelo, Almada Velha
VENHA APRENDER A ANDAR DE BICICLETA 
Se pensa que já se esqueceu ou se nunca chegou a experimentar, venha aprender as noções básicas para andar de bicicleta. Se não tem bicicleta, nós teremos uma disponível para si. Também para crianças que querem aprender a pedalar.
Informações e inscrições: atividade gratuita a partir dos 5 anos com inscrições obrigatórias até ao dia 16 de setembro em: mobilidade22desporto@cma.m-almada.pt
Apoio: Salta-Pocinhas BTT

11h00 às 11h30, zona pedonal Rua Capitão Leitão, Almada Velha
PASSEIO DE BICICLETA PELA CIDADE EM SEGURANÇA (nível 1)
Já se sente à vontade para pedalar nas ruas da cidade? Este é um percurso para quem quer dar as suas primeiras voltas em segurança, em contexto urbano. Traga a sua bicicleta e venha descobrir Almada Velha a pedalar. Um percurso de cerca de meia hora com nível de intensidade baixo. Se já estiver com confiança pode continuar para o ciclopasseio das 11h30.
Informações e inscrições: atividade gratuita com inscrições obrigatórias até 16 de setembro em: mobilidade22desporto@cma.m-almada.pt
Apoio: Salta Pocinhas BTT

11h30 às 12h30, zona pedonal Rua Capitão Leitão (ponto de partida), Almada Velha
PASSEIO DE BICICLETA: DA CIDADE AO RIO E DE VOLTA À CIDADE (nível 2)
Se já tem confiança para pedalar na cidade, venha neste passeio por Almada Velha. Esta parte da cidade terá o transito condicionado e toda a zona será mais apetecível. O passeio passará no Jardim do Rio e volta de novo ao ponto de partida. Ciclopasseio com nível de intensidade médio/alto. 
Informações e inscrições: Atividade gratuita com inscrições obrigatórias até 16 de setembro em: mobilidade22desporto@cma.m-almada.pt
Apoio: Salta Pocinhas BTT

 

MERCADO

10h00 às 18h00, zona pedonal Rua Capitão Leitão, Almada Velha
ALMADA GREEN MARKET, edição especial 
Este eco-mercado que decorre nos últimos fins de semana de cada mês no Parque da Paz, terá uma mini edição especial neste dia, em Almada Velha. Aqui se promovem formas de consumo mais sustentáveis e pequenos projectos, empresas, artesãos, marcas locais e regionais que contribuem, cada um à sua maneira, para criar um mundo melhor. 
Nos dias 23 e 24 de setembro, o Green Market acontecerá também no Parque da Paz, sob o tema “Mobilidade + Sustentável”.

 

ACTIVIDADES DESPORTIVAS

9h00 às 11h00, Jardim do Rio, Ginjal, Almada
JOGOS DE RUGBY
Venha jogar em família e com amigos e experimente um conjunto de jogos didáticos de iniciação ao rugby. Não necessita inscrição, basta aparecer.
Dinamização: Rugby Clube Mustangs de Almada 

10h00, Jardim do Rio, Ginjal, Almada
AULA DE YOGA
Comece o seu dia bem com uma aula de yoga à beira rio, em comunhão com a natureza e com uma vista deslumbrante. Não necessita inscrição, basta aparecer.

 

ESPECTÁCULOS

11h00, Espaço ACOME, Rua Capitão Leitão 16, Almada Velha 
“ALMADA, 3000 ANOS DE CHÃO”, Teatro de Areia (Espectáculo interativo e multimédia)
Uma máquina de fotografar o passado leva duas exploradoras e o seu público numa viagem pelo território de Almada, entrelaçados por um tapete feito de fibras ancestrais e muita vontade de conhecer o antes, o agora e o depois. Um espectáculo em que o cenário é para ser tocado, partilhado e construído com os espectadores onde as imagens são feitas de lã merino, madeira e alguns pixels e a história é apresentada enquanto compromisso com o futuro deste pedacinho de planeta abraçado por água, sol e vontade de viajar.
Iniciativa gratuita, para maiores de 5 anos, com inscrição obrigatória até 48 horas antes através do e-mail mundo.do.espectaculo@gmail.com
Produção: Associação Cultural o Mundo do Espectáculo

15h00, Escadaria dos Paços do Concelho, Almada Velha
CAVAQUINHOS DA USALMA
Entre a diversificada oferta no âmbito da música, a Universidade Sénior de Almada (USALMA) conta, desde o início (2005) com os Cavaquinhos que, sob a batuta do professor José Carita, têm animado as iniciativas da Associação de Professores do Concelho de Almada (APCAlmada) e da USALMA. Hoje a USALMA conta com dois grupos, de níveis diferentes, mas com igual interesse e dedicação. O grupo interpretará os seguintes temas: À meia noite ao luar; Enleio; Rosinha; Cantarinha; Pezinho.
Organização: USALMA

16h30, Igreja da Misericórdia, Rua D. José de Mascarenhas, Almada Velha
CORO DA USALMA na IGREJA DA MISERICÓRDIA
O Coro Polifónico da USALMA iniciou a sua atividade em 2005 sob a orientação do maestro Victor Gaspar. Ao longo dos tempos têm sido muitas as suas intervenções, quer no seio da USALMA, quer em interligação com diversas instituições, nomeadamente, no evento anual “Vamos Cantar as Janeiras” organizado pela Câmara Municipal Almada. O programa a apresentar será o seguinte: Cantiga de Santa Maria n.o 100; Non Nobis Domine; O Lux; Agnus Dei Aleluia; Ó rama da oliveira; Meu lírio roxo do campo; La Çarandilhera; Tango para 4 o para 24.
Organização: USALMA e Santa Casa da Misericórdia de Almada

16h30, Espaço ACOME, Rua Capitão Leitão 16, Almada Velha
“A CIDADE DE BLÁ BLÁ BLÁ”, Teatro de Areia (Teatro de objectos e narração)
Numa cidade à beira-rio, liderada por um Que Tinha a Mania Que Era Esperto, os habitantes não se queriam incomodar a entender o que os rodeava. Tomar decisões em conjunto era muito aborrecido (é que cada um tinha a sua opinião!). Um dia o rio secou e o Que Tinha a Mania Que Era Esperto desapareceu. Os habitantes compreenderam a importância de serem “cidadãos” e empenharam-se em encontrar palavras novas como “Constituição” e “Eleições” que lhes trouxessem de volta a água, a paz e a vida como comunidade.
Iniciativa gratuita, para crianças dos 4 aos 10 anos e famílias
Produção: Associação Cultural o Mundo do Espectáculo

17h00 às 20h00, Jardim do Castelo, Almada Velha
CONCERTO “ALMADA VELHA” DE DARKSUNN
DJ SET DE SLIMCUTZ
Sugestão para um final de dia diferente? Depois de visitar Almada Velha e as muitas actividades que animarão este dia, venha ao Jardim do Castelo, usufruir da melhor vista sobre o Tejo e desfrutar ao som do melhor hip hop nacional. 2 músicos vão criar uma atmosfera única que não pode mesmo perder! Iniciativa gratuita.
Organização: CMA

 

VISITAS GUIADAS

10h00 às 12H00, Casa da Cerca, Almada Velha
OBSERVAÇÃO DE AVES NA CASA DA CERCA
Nesta saída de campo pode descobrir as aves que vivem e visitam a Casa da Cerca e saber mais sobre a biodiversidade em meio urbano. Traga binóculos e câmara fotográfica.
Inscrições obrigatórias limitadas a 20 participantes diacs@cma.m-almada.pt

10h30, Quinta do Almaraz, Almada Velha
VISITA GUIADA AO SÍTIO ARQUEOLÓGICO DA QUINTA DO ALMARAZ 
Venha conhecer de perto a história associada a este sítio especial de Almada numa visita guiada realizada pela equipa municipal de arqueólogos. No Sítio Arqueológico da Quinta do Almaraz subsistem vestígios históricos de um importante povoado do 1º milénio A.C.. A localização privilegiada deste povoado numa plataforma sobranceira ao rio Tejo deu-lhe certamente um papel determinante nas dinâmicas productivas, comerciais e administrativas da Foz do Tejo durante aquele período e ao longo de vários séculos. É um dos mais importantes sítios arqueológicos da região que será visitável neste dia.
Iniciativa gratuita com inscrições obrigatórias até 48 horas antes para: museus.comunica@cm-almada.pt

16h30, Rua Henriques Nogueira, 36, Almada Velha 
ABERTURA INAUGURAL DO MUSEU DE ALMADA-COVAS DO PÃO 
No dia da reabertura ao público, após trabalhos de requalificação do edifício, o Museu de Almada – Covas de Pão inaugura uma nova exposição – «Casas, covas e ruas: as raízes medievais de Almada». As covas de pão, ou silos, são estruturas escavadas no solo para armazenamento de cereais, que garantiam a subsistência da população por longos períodos de tempo. É do interior destas covas, transformadas em lixeiras depois de abandonadas, que se recuperam os mais antigos vestígios de ocupação de Almada, permitindo-nos conhecer a história da vila desde a sua origem medieval, junto ao castelo, até ao século XVIII.

15h00, Igreja da Misericórdia, Rua D. José de Mascarenhas, Almada Velha
VISITA GUIADA PELA IGREJA DA MISERICÓRDIA
A Igreja da Misericórdia de Almada tens as suas origens na antiga capela do hospital de Santa Maria da vila de Almada, datada do séc. XIV. Foi reformada pela irmandade da Misericórdia em 1564. Reconstruída após o terremoto de 1755, possuí um valiosíssimo retábulo datado de 1590, único exemplar da pintura maneirista em Almada, além de um conjunto de esculturas datadas dos sécs. XVI-XVIII. Uma pequena igreja mas com muitas histórias para revelar neste dia. Está classificada como Imóvel de interesse municipal.
Organização: Santa Casa da Misericórdia de Almada
Inscrições: pacosta@scma.pt

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

Um pensamento em ““Almada Velha, Bairro Vivo”

Comentários estão fechados.