Almada | Vencedores da Mostra Nacional de Jovens Criadores 2022

Foram ontem conhecidos os 15 vencedores da MNJC numa gala que decorreu no Fórum Romeu Correia

O Auditório Fernando Lopes-Graça foi o local escolhido, no dia 3 de Dezembro ao final da tarde, para a gala de entrega de prémios aos jovens criadores que concorreram, com as suas obras, às quinze categorias a concurso. A 25ª edição da Mostra Nacional de Jovens Criadores (MNJC) contou, este ano, com mais de 800 inscrições, o maior número de sempre. 

Os autores premiados são jovens portugueses ou estrangeiros, residentes em Portugal e com idade máxima de 30 anos à data de 31 de Dezembro, que submetem a concurso as suas obras nas áreas de Arte Digital, Arte Urbana, Cerâmica, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Gastronomia, Humor, Ilustração, Literatura, Moda, Música, Pintura e Teatro.

Presentes estiveram o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto João Paulo Correia, a Presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA) Inês de Medeiros, e a Vice-Presidente do Instituto Português da Juventude (IPDJ) Selene Martinho.

“Concorreram cerca de 830 jovens criadores. Dessas candidaturas, foram selecionados cerca de 130 trabalhos, em 15 áreas artísticas, o que mostra que existe uma grande força de criatividade cultural por parte das gerações mais jovens”, considerou João Paulo Correia. “Os vencedores dizem-nos que a MNJC faz mesmo a diferença na vida de muitos jovens criadores e que é um grande contributo para a cultura portuguesa”, indicou o governante, deixando ainda um agradecimento ao Gerador. “Sei que tudo o que aqui está foi feito com muita criatividade e com grande empenho, para que seja uma Mostra que marque a diferença.”

Numa cerimónia conduzida por Beatriz Tavares, apresentadora do programa da RTP2 “Scroll”, os galardoados subiram ao palco para receber um prémio no valor de 1.000 euros. Terão também direito a uma entrevista publicada na plataforma do Gerador, 50% de desconto num curso à escolha da Academia Gerador durante um ano, uma assinatura como Sócio Gerador e um Cartão Jovem.

A MNJC é uma iniciativa do IPDJ, organizada pela Gerador, uma plataforma portuguesa de jornalismo independente, cultura e educação, com o apoio da CMA.

Dany Marques Ferreira venceu a categoria Arte Digital, com a obra “Plasticine”, e na arte urbana a galardoada foi Giulia Yoshimura Pestana, com o trabalho “Ruderal”.

Pedro Lobo, com “Kinky Ceramics”, foi o vencedor na área da cerâmica, e Mariana Guerreiro Ferreira (“Lessons in the Kitchen”) na categoria cinema, enquanto o prémio para a dança foi atribuído a Katarina Lanier (“Call Me Three Times”) e, na escultura, a vencedora foi Mab.ko, com a obra “Totem”.

Na área da fotografia, ganhou Guilherme Proença, com “Estudos sobre propriedade”, e na gastronomia, o vencedor foi Simão Jarro, com a receita “Atum na chapa acompanhado de um puré de batata-doce, cebolinhas caramelizadas e finalizado com um jus de cebola”.

Miguel Valente, com “Se calhar alguém já falou disto”, Clara Leitão, com “Lobacobra”, e Catarina Lobo Vasconcelos Letria, com “Toca-e-foge”, foram os galardoados nas categorias de humor, ilustração e literatura, respectivamente.

Carolina Duran, Leonardo Moura e Mafalda Fidalgo (“INTRA”) venceram a categoria de moda, assim como Jónatas Tota Pereira e Eu.Clides (“esquissofrénico”) na música e, na área da pintura, o prémio foi atribuído a Inês Nêves, com o trabalho “Ferida que dói e Ferida que não se sente”. No teatro, a vencedora foi a Naiana Soares Padial, com a obra “As vidas miúdas e outras insignificâncias”.

O evento encerrou com um concerto do músico Filipe Sambado, que decorreu a partir das 21h00 no Fórum Municipal Romeu Correia.

A MNJC é o mais importante e alargado programa de estímulo à criação por jovens artistas em Portugal desde 1997. Nos últimos três dias, mais de 100 jovens artistas tiveram as suas obras em exposição no Fórum Municipal Romeu Correia e no Centro Cultural e Juvenil de Santo Amaro, em Almada. A MNJC contou ainda com masterclasses, visitas guiadas temáticas, apresentações, performances e concertos.

, , , , , , , , , , , , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online