Almadenses distinguidos nos Globos de Ouro

Ivo Gonçalves na categoria de melhor actor de teatro e, os Da Weasel na de melhor actuação, vencedores na gala da SIC

A gala dos Globos de Ouro 2023 realizada no dia 1 de Outubro no Coliseu dos Recreios, elegeu os Da Weasel na categoria de melhor actuação e, o actor Ivo Alexandre, da Companhia de Teatro de Almada (CTA), na de melhor actor de teatro.

O tão esperado reencontro entre os Da Weasel e o público era para ter acontecido em Julho de 2020, mas a pandemia obrigou a que o concerto anunciado para o NOS Alive 2019 fosse adiado até 2022. As elevadas expectativas dos fãs acabaram por não sair defraudadas. A banda repetiu o êxito este ano, com um espectáculo no MEO Marés Vivas, em Vila Nova de Gaia. Também lançaram a biografia oficial do grupo, de autoria de Ana Ventura e, fizeram uma exposição em Almada sobre o seu percurso.

Ivo Alexandre foi distinguido pelo seu papel na peça O Missantropo, com texto de Martin Crimp, baseado num clássico de Molière, com encenação de Nuno Carinhas e levada à cena pela CTA. Conhecido por ser sobretudo um homem do teatro, o actor, de 46 anos, tem também um percurso em televisão em séries como “Lua Vermelha”, “Coração D’Ouro”, “Os Nossos Dias”, “Belmonte” e “Vikings” entre outros e, em filmes como “São Jorge”, “Snu” e “Ruth”.

Nomeadas estiveram também a peça O medo devora a alma, de Rainer Werner Fassbinder, com encenação de Rogério de Carvalho e; Teresa Gafeira, na categoria de melhor actriz de teatro, pela sua actuação na mesma peça. Ambos os espectáculos foram estreados na Programação da CTA de 2022. 

, , , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online