Associação de Surf da Costa de Caparica faz história no World Club Challenge 2025
A associação caparicana foi também distinguida com o troféu de Melhor Espírito de Equipa do Campeonato
No passado Domingo, 19 de Janeiro, a Associação de Surf da Costa da Caparica (ASCC) alcançou ol 5.º lugar na classificação geral, da quinta edição do World Club Challenge (Competição Mundial de Clubes de Surf), evento realizado em Snapper Rocks, na Gold Coast, Austrália. A associação caparicana foi também distinguida com o troféu de Melhor Espírito de Equipa do Campeonato.
Durante os três dias de competição, a ASCC destacou-se logo, por ser o primeiro clube europeu a participar neste evento, que este ano reuniu 48 clubes de surf do mundo, oriundos de países como Austrália, Estados Unidos, Japão e Reino Unido. Só por si, este facto simboliza mais um passo no crescimento do surf europeu, português e caparicano.
A ASCC foi também distinguida com o troféu de Melhor Espírito de Equipa do Campeonato, um prémio que enaltece os valores de união, dedicação e paixão, da equipa portuguesa.
“Este prémio é um reflexo da paixão e união que colocámos em cada momento desta experiência. Estamos orgulhosos do nosso percurso e agradecemos todo o apoio recebido. Obrigado, Snapper Rocks – para o ano, estaremos de volta!”, partilhou a ASCC numa nota oficial.
O World Club Challenge é um dos eventos mais importantes no panorama global do surf de clubes, onde equipas de diferentes países competem num colaborativo. Nesta edição, pela primeira vez, não houve categorias individuais, reforçando o foco no trabalho de equipa.
O troféu principal foi conquistado pelo North Narrabeen Boardriders Club, da Austrália, que revalidou o título da edição anterior, demonstrando mais uma vez a força das equipas locais. Entre os participantes, estiveram clubes de renome, como o Snapper Rocks Surfriders Club (Austrália), Huntington Beach Boardriders Club (EUA), e Burleigh Heads Boardriders Club (Austrália), entre outros.
A edição de 2026 do World Club Challenge terá alteraçoes de fundo, transformando-se no World Club Championships (Campeonato Mundial de Clubes de Surf), com duas etapas: uma em Snapper Rocks na Gold Coast australiana, sendo a etapa final disputada em Trestles, na Califórnia.
A ASCC teve o apoio da Junta de Freguesia da Costa da Caparica (JFCC) e da Native Açaí, na sua deslocação à Austrália.
5º lugar, Associação de Surf da Costa da Caparica, Associativismo, Austrália, clubes de surf, Competição, Costa da Caparica, Desporto, equipas, evento desportivo, Gold Coast, Mar, Melhor Espírito de Equipa, ondas, Snapper Rocks, Surf, troféu, World Club Challenge
