Bombeiros da Trafaria comemoram 93º aniversário

Efeméride foi celebrada com sessão solene

No passado Domingo, 11 de Agosto, os Bombeiros Voluntários da Trafaria (BV Trafaria) celebraram o seu 93º aniversário, que ocorreu a 25 de Junho passado, com uma sessão solene no seu quartel sede. A cerimónia ficou marcada pela entrada ao serviço de 7 viaturas, algumas novas e outras recuperadas com o apoio da Câmara Municipal de Almada (CMA).

A efeméride começou com a formatura geral, seguida de um desfile da fanfarra, e a inauguração de novas viaturas. No salão nobre, para além dos discursos, foram homenageados e condecorados os bombeiros que completaram até 20 anos de carreira.

A presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, passou revista à corporação em formatura e deixou nas redes sociais uma mensagem de louvor e apoio. “Este momento não celebra apenas uma história rica em coragem e dedicação, mas também destaca o papel determinante que desempenham na segurança e bem-estar da nossa comunidade. Ao longo dos anos, os Bombeiros Voluntários da Trafaria têm estado sempre na linha da frente do apoio à população e na resposta às emergências de toda a natureza. Os nossos bombeiros voluntários representam o verdadeiro espírito de serviço público e solidariedade, arriscando a própria vida para proteger a vida de outros. Este compromisso é um exemplo notável de altruísmo que inspira toda a nossa comunidade. A Câmara Municipal de Almada estará sempre ao lado dos seus bombeiros.”

Presentes na cerimónia estiveram também representantes das várias juntas de freguesia do concelho de Almada.

Um pouco de História

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Trafaria foi fundada a 25 de Junho de 1931 com o nome Assistimo Lda, por iniciativa de um grupo de personalidades locais. A sua legalização deu-se em 19 de Agosto do mesmo ano, ficando habilitada a exercer a actividade de socorro em três áreas: serviço de incêndios, serviço de saúde e serviço de socorros a náufragos.

Esta foi a última associação de bombeiros a ser criada no concelho de Almada, e teve a sua primeira sede na Praça da República, na Trafaria. Nos primeiros anos da sua existência, além da boa vontade dos elementos alistados como bombeiros, os serviços de socorro dispunham de uma bomba-picota aspirante premente, e de uma maca rodada para transporte de feridos e doentes, os quais eram habitualmente encaminhados para o barco da carreira Trafaria-Lisboa e daí levados ao hospital.

Em 1933, a Associação é agraciada com Comenda da Ordem de Benemerência, conferida pelo Presidente da República marechal Óscar Fragoso Carmona. Em 1945, foi eleita a primeira mulher dirigente, nos Assistimo, Lda. Tratou-se de Suzette Augusta do Carmo Ribeiro e assegurou a presidência do Conselho Fiscal, cargo, por norma, ocupado por homens. Supõe-se que tenha sido a primeira mulher em Portugal a exercer funções directivas, no âmbito das estruturas associativas dos bombeiros portugueses.

Em 1948 Foi aprovado o projecto da construção do seu Quartel-Sede na Cova do Vapor, onde foi instalado um Posto de Socorros, numa barraca de madeira, para a qual contribuíram os comerciantes e habitantes locais. Em 1952, inicia-se a construção do novo Quartel-Sede. No dia 1 de Novembro de 1960 realizou-se uma pequena cerimónia da mudança da Sede velha para o edifício novo. Decorridos oito anos, e ainda com o quartel inacabado, a Associação mudou-se para o novo espaço. Seriam necessários mais seis anos para que a obra fosse totalmente concluída,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online