Caparica | FCT-NOVA acolhe 1041 novos alunos

As boas-vindas aos "caloiros" acontecem de 4 a 11 de Setembro, com várias iniciativas no seu campus universitário

A Faculdade Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (FCT~NOVA) irá desenvolver um conjunto de iniciativas para dar as boas-vindas aos alunos seleccionados na primeira fase de candidaturas de acesso ao Ensino Superior. Até à cerimónia oficial de recepção, que acontece no dia 11 de Setembro, haverá sessões de esclarecimento, uma gincana e, desfile de caloiros.

A FCT-NOVA recebe 1.041 novos alunos no ano letcivo 2023/24, oriundos de todos os distritos de Portugal continental e das regiões autónomas da Madeira e Açores. Entre os “caloiros”, 77% escolheu a faculdade como a primeira opção, destacando-se este estabelecimento de ensino pela liderança nacional nas áreas Biologia Molecular e Celular, Conservação-Restauro, Matemática, Tecnologia Agro-Industrial, e em Lisboa nas áreas de Bioquímica e Engenharia Civil. 

O acolhimento dos novos alunos começa no dia 4 de Setembro, com várias sessões de esclarecimento, acções que vão decorrer de forma presencial, no Grande Auditório, às 9h30 e às 11h30. No dia seguinte, a 5 de Setembro, entre as 9h30 e as 12h, decorre a gincana “Odisseia Olímpica”, uma actividade organizada pela Associação de Estudantes da faculdade , que tem como principal objeticvo dar a conhecer os vários núcleos, associações parceiras e equipas desportivas da faculdade.

Na sexta-feira 8 de Setembro, a avenida principal da FCT – NOVA é o palco para o “Desfile do Caloiro”, actividade que decorre entre as 13h e as 14h e possibilita uma maior interacção com todos os elementos da faculdade.

No dia 11 de Setembro, a partir das 10h, decorre a cerimónia oficial de recepção aos novos estudantes, no Grande Auditório, com a sessão de boas-vindas por parte dos vários departamentos da NOVA FCT a decorrer a partir das 14h.

O ano letivo 2023/24 começa oficialmente a 12 de Setembro para os novos estudantes da faculdade no campus da Caparica, com as actividades da Semana do Caloiro a decorrerem na mesma semana, entre os dias 13 e 16.

Entre os percursos académicos disponíveis na faculdade, o destaque vai para a nova licenciatura em Tecnologia Agro-Industrial, na sua primeira edição neste ano lectivo, que preencheu todas as vagas na primeira fase de candidaturas.

Em 45 anos de existência, FCT-NOVA já formou mais de 30 mil profissionais com conhecimentos científicos, técnicos e de liderança necessários a um mundo em constante mudança. Fundada em 1977, no Monte da Caparica, o seu campus universitário é o maior do país, com cerca de 8500 estudantes, 420 docentes, 300 investigadores, 1033 projectos e 200 funcionários. O reconhecimento da sua oferta educativa traduz-se pelo preenchimento a 100% das vagas que oferece e é repercutido no índice de empregabilidade de 98%. Além dos 15 hectares construídos, a faculdade vai expandir-se para os 17 hectares restantes, uma expansão que inclui a infraestrutura de ciência e tecnologia Madan Parque.

, , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online