Caparica | Universidade Egas Moniz inaugura centro de fisioterapia pioneiro em Portugal

No dia 14 de Março, a Universidade Egas Moniz - School of Health and Science, inaugurou no seu Campus no Monte da Caparica a Clínica de Fisioterapia Egas Moniz

A universidade Egas Moniz – School of Health and Science inaugurou ontem dia 14 de Março, a Clínica de Fisioterapia Egas Moniz no seu campus do Monte da Caparica.

Com quase 500m2, “esta clínica integra valências de ensino, investigação e serviço comunitário, uma combinação inovadora e pioneira em Portugal. Com infraestruturas de última geração, terá uma relação directa entre a produção de conhecimento na área da fisioterapia e o processo de ensino de futuros fisioterapeutas.”, pode ler-se em comunicado.

A nova clínica está englobada no compromisso que a Egas Moniz – School of Health and Science assume “enquanto universidade cívica, sendo uma instituição que pretende reforçar o serviço à comunidade com a garantia de preços mais acessíveis à população.” realça o mesmo comunicado.

Segundo João R. Vaz, director clínico de fisioterapia e professor na Egas Moniz- School of Health and Science, “este espaço distingue-se pela forma como o seu laboratório de investigação vai servir a comunidade e, em paralelo, o ensino, permitindo levar a produção científica na área das ciências da fisioterapia mais longe”. Os instrumentos tecnológicos avançados que equipam a nova clínica, vão permitir aos fisioterapeutas avaliar os utentes de uma forma ainda mais pormenorizada e precisa.

Com esta nova valência, a Egas Moniz – School of Health and Science pretende também adaptar-se à “transformação digital, aliando a tecnologia ao ensino em contexto clínico para contribuir para o estímulo e desenvolvimento de competências essenciais aos alunos e profissionais”. Através da inovação e criação de conhecimento, a universidade pretende também incentivar o paradigma de investigação e ensino colaborante com outras estruturas funcionais, que a tornam numa instituição de ligação entre a educação académica, a sociedade, a indústria e os esforços clínicos.

, , , , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online