Caparica | FCT realiza 16º Dia Aberto
EXPO FCT prevê acolher cerca de 6000 alunos do ensino secundário de todo o país
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCT) realiza, a 10 de Abril, entre as 9h e as 17h, a 16ª edição do Dia Aberto para estudantes do ensino secundário de todo o país: a EXPO FCT. Está previsto o acolhimento de cerca de 6000 alunos que vão ter acesso ao campus universitário, localizado no Monte da Caparica, para conhecer os laboratórios, os docentes e a oferta educativa da faculdade nas áreas de Ciências, Engenharia e Tecnologia.
São mais de 200 as actividades previstas para a edição deste ano da Expo FCT, divididas em três percursos inspirados em personalidades reconhecidas internacionalmente: Louis Pasteur, Gustave Eiffel e Ada Lovelace. Três nomes que representam o impacto que a inovação e o conhecimento podem ter na sociedade.
No percurso dedicado ao cientista francês Louis Pasteur, é dado destaque a actividades de Bioquímica, Engenharia Biomédica, Biologia Celular e Molecular, entre outros, onde os estudantes poderão criar modelos 3D de moléculas utilizando plasticina e palhinhas, fazer gelados com azoto líquido, ver uma couve roxa corar de acordo com o seu estado “emotivo” ou usar fraldas descartáveis para detectar drogas ilícitas.
O percurso do engenheiro francês Gustave Eiffel, conta com uma oferta de actividades nas áreas da Engenharia Civil, Engenharia Física ou Conservação-Restauro. As experiências incluem um workshop de construção de hotéis para insectos, palestras que ajudam a perceber como o mundo animal reage às ameaças globais, assistir a um ensaio sísmico ou elevar objectos através de levitação magnética.
Por fim, o percurso que destaca o trabalho feito pela matemática e escritora inglesa Ada Lovelace, inclui uma série de actividades de Matemática, Química Aplicada, Engenharia Informática, entre outros. Desde aprender a fazer uma fechadura contactless, assistir à conversão de energia eléctrica em energia mecânica, descobrir como se desenvolvem aplicações multimédia interactivas ou mesmo aprender a programar um micro robô, são várias as actividades previstas para os estudantes do ensino secundário.
“Ao longo dos últimos anos recebemos mais de 80 mil estudantes de todo o país na EXPO FCT. Muitos destes jovens encontraram na nossa faculdade a oferta educativa mais adequada para si nas áreas de Ciência, Tecnologia e Engenharia. Neste sentido, consideramos fundamental dar aos jovens do ensino secundário a oportunidade de ‘meter as mãos na massa’ e experienciar nas várias actividades o que poderão encontrar nos nossos cursos e como isso se aplica na nossa sociedade”, afirma José Júlio Alferes, Director da NOVA FCT.
Às mais de 200 actividades previstas nesta 16ª edição da EXPO FCT, juntam-se ainda as iniciativas da Associação de Estudantes (AEFCT), Biblioteca, Laboratório de e-Learning e FCT FabLab, que convidam os alunos do secundário para uma descida de Rapel, Slackline, Tiro com Arco, ou um jogo de Matraquilhos Humanos. O programa destas iniciativas pode ser consultado aqui.
Desde 2007 a Expo FCT já acolheu 80.000 estudantes, mais de 300 professores do ensino secundário, mais de 100 escolas e, mais de 200 voluntários da NOVA FCT por ano.
Caparica, Dia Aberto, Educação, Educação universitária, Ensino Secundário, estudantes, Expo FCT 2024, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa, Juventude, Monte da Caparica, NOVA FCT