Caparica | FCT realiza 16º Dia Aberto

EXPO FCT prevê acolher cerca de 6000 alunos do ensino secundário de todo o país

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCT) realiza, a 10 de Abril, entre as 9h e as 17h, a 16ª edição do Dia Aberto para estudantes do ensino secundário de todo o país: a EXPO FCT. Está previsto o acolhimento de cerca de 6000 alunos que vão ter acesso ao campus universitário, localizado no Monte da Caparica, para conhecer os laboratórios, os docentes e a oferta educativa da faculdade nas áreas de Ciências, Engenharia e Tecnologia.

São mais de 200 as actividades previstas para a edição deste ano da Expo FCT, divididas em três percursos inspirados em personalidades reconhecidas internacionalmente: Louis Pasteur, Gustave Eiffel e Ada Lovelace. Três nomes que representam o impacto que a inovação e o conhecimento podem ter na sociedade.

No percurso dedicado ao cientista francês Louis Pasteur, é dado destaque a actividades de Bioquímica, Engenharia Biomédica, Biologia Celular e Molecular, entre outros, onde os estudantes poderão criar modelos 3D de moléculas utilizando plasticina e palhinhas, fazer gelados com azoto líquido, ver uma couve roxa corar de acordo com o seu estado “emotivo” ou usar fraldas descartáveis para detectar drogas ilícitas. 

O percurso do engenheiro francês Gustave Eiffel, conta com uma oferta de actividades nas áreas da Engenharia Civil, Engenharia Física ou Conservação-Restauro. As experiências incluem um workshop de construção de hotéis para insectos, palestras que ajudam a perceber como o mundo animal reage às ameaças globais, assistir a um ensaio sísmico ou elevar objectos através de levitação magnética. 

PUB

Por fim, o percurso que destaca o trabalho feito pela matemática e escritora inglesa Ada Lovelace, inclui uma série de actividades de Matemática, Química Aplicada, Engenharia Informática, entre outros. Desde aprender a fazer uma fechadura contactless, assistir à conversão de energia eléctrica em energia mecânica, descobrir como se desenvolvem aplicações multimédia interactivas ou mesmo aprender a programar um micro robô, são várias as actividades previstas para os estudantes do ensino secundário.

“Ao longo dos últimos anos recebemos mais de 80 mil estudantes de todo o país na EXPO FCT.  Muitos destes jovens encontraram na nossa faculdade a oferta educativa mais adequada para si nas áreas de Ciência, Tecnologia e Engenharia. Neste sentido, consideramos fundamental dar aos jovens do ensino secundário a oportunidade de ‘meter as mãos na massa’ e experienciar nas várias actividades o que poderão encontrar nos nossos cursos e como isso se aplica na nossa sociedade”, afirma José Júlio Alferes, Director da NOVA FCT.

Às mais de 200 actividades previstas nesta 16ª edição da EXPO FCT, juntam-se ainda as iniciativas da Associação de Estudantes (AEFCT), Biblioteca, Laboratório de e-Learning e FCT FabLab, que convidam os alunos do secundário para uma descida de Rapel, Slackline, Tiro com Arco, ou um jogo de Matraquilhos Humanos. O programa destas iniciativas pode ser consultado aqui.

Desde 2007 a Expo FCT já acolheu 80.000 estudantes, mais de 300 professores do ensino secundário, mais de 100 escolas e, mais de 200 voluntários da NOVA FCT por ano.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , ,