Caparica | Incêndio na fábrica Sovena Oilseeds
O incêndio deflagou cerca das 6h49 no Cais da Palença e, já se encontra extinto
Um incêndio deflagrou na manhã desta Terça-Feira 9 de Maio, na fábrica Sovena Oilseeds (antiga Tagol), na Rua da Palença, no Cais da Palença, Monte da Caparica.
O fogo esteve activo numa “passadeira de transporte de cereais” numa zona de maquinaria, confirmou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal. Segundo a mesma fonte, não houve feridos a registar.
Houve danos materiais e o prejuízo ainda não foi avaliado. A empresa já se encontra a funcionar normalmente.
No combate às chamas estiveram os Bombeiros Voluntários de Cacilhas, os Bombeiros Voluntários de Almada e os Bombeiros Voluntários da Trafaria, com 19 operacionais e seis veículos. A rapidez com que os meios ocorreram ao local do incêndio evitou que o mesmo tivesse outras proporções.
O alerta para o incêndio foi dado às 06h49 e a tomar conta da ocorrência esteve a Polícia de Segurança Pública (PSP) de Almada. O incêndio esteve activo durante cerca de duas horas e, encontra-se agora em fase de rescaldo.
A origem do incêndio é desconhecida e está a ser apurada.
A Sovena OIlseeds é uma empresa que actua em Portugal e Espanha, no fornecimento de sementes para a plantação de oleaginosas e, compra sementes no final da colheita para produção e refinação de óleos. A fábrica dedica-se à extração e refinação de óleos de girassol, soja e colza, assim como à produção de biodiesel. No terminal portuário da fábrica descarregam-se grandes volumes de semente para extração, carregam-se barcos de farinhas para alimentação animal com destino aos mercados de exportação e, efectua-se a carga e descarga de óleos. A fábrica funciona 24 horas por dia.
A Sovena (Sociedade Vendedora de Glicerinas) é um grupo português, pertencente à Nutrinveste, uma holding do sector Agroindustrial do Grupo Jorge de Mello. A Nutrinveste é um dos principais grupos mundiais a actuar nos segmentos de azeite e óleos alimentares.
BV Almada, BV Cacilhas, BV Trafaria, Cais da Palença, Caparica, Cereais, fábrica, fogo, incêndio, Monte da Caparica, PSP Almada, Sovena Oilseeds