Caparica | Napoleão, em nome da arte
Um filme de Giovanni Piscaglia, que pode ser visto dia 14 de Setembro às 21h, no Convento dos Capuchos
Inserido no ciclo de cinema “A Grande Arte no Cinema”, que exibe filmes sobre a vida de algumas personalidades históricas e a sua relação com a arte ou como são representadas em obras de arte, o Convento dos Capuchos, apresenta “Napoleão, em nome da arte”, um documentário de Giovanni Piscaglia. A entrada é livre.
Para assinalar o 200º aniversário da morte de Napoleão, o documentário de Giovanni Piscaglia explora a complexa relação entre Napoleão, cultura e arte. Depois de Jesus Cristo, Napoleão é o homem mais famoso da história.
O documentário aborda a linguagem que Napoleão utilizou para construir uma nova iconografia imperial e um novo estilo arquitectónico, numa reconstrução que também permite reflectir sobre a relação entre poder e imagem mediada pela arte, e olhar para os regimes do século XX, e para o mundo actual.
Uma viagem histórica que vai desde a Academia Brera em Milão até ao Louvre em Paris, na companhia dos melhores historiadores de arte e de Jeremy Irons, que transmite o seu fascínio por Napoleão aos espectadores.

Ficha Técnica:
Título original: Napoleone – Nel nome dell’arte
Realização: Giovanni Piscaglia
Argumento: Didi Gnocchi, Matteo Moneta
Produção: Franco di Sarro, Didi Gnocchi
Elenco: Jeremy Irons, James Bradburne, Giuseppina Bridelli, Charles Napoléon, Marco Pace
Fotografia: Mateusz Stolecki
Música: Remo Anzovino
Edição: Valentina Ghilotti, Elena Luchetti
Género: Documentário
Origem: Itália
Ano: 2021
Duração: 10 min.
Classificação: M/12