Carris Metropolitana lança funcionalidade de localização de autocarros em tempo real
Nova ferramenta de acompanhamento em tempo real permite saber onde está o autocarro e qual o tempo de espera até passar na sua paragem
Com o intuito de transformar a forma como os passageiros planeiam as suas viagens, a Carris Metropolitana (CM) lançou uma nova ferramenta que oferece aos passageiros a possibilidade de acompanhar a localização dos veículos e saber o tempo de espera previsto para o próximo autocarro.
A versão beta desta plataforma, “convida activamente os passageiros a participar no aperfeiçoamento do tempo real durante o período de testes”, que “visa garantir a máxima precisão dos dados”, anunciou a Transportes Metropolitana de Lisboa (TML) em comunicado, esta Sexta-Feira.
A ferramenta disponível permite que a pesquisa seja realizada por paragem. É necessário seleccionar a paragem que deseja consultar, directamente num ponto do mapa ou escrevendo o nome na barra de pesquisa. Ao seleccionar a paragem, ficará disponível a informação das linhas que a servem, os serviços ao redor da paragem (ex. escolas, hospitais, etc) e a lista dos próximos horários de cada linha. A lista mostra os horários das próxima viagens disponíveis na paragem, por ordem. Os primeiros horários poderão estar a verde, indicando que esta viagem está a ser acompanhada pelo tempo real, enquanto as restantes viagens mostram a hora planeada de chegada. Ao seleccionar a viagem que deseja, o mapa passa a mostrar o percurso da mesma com o autocarro em tempo real, permitindo o acompanhamento da viagem e a sua chegada à paragem. Logo abaixo da linha, a versão beta permite que os passageiros participem activamente no desenvolvimento do tempo real, podendo confirmar se o tempo de espera foi o correcto.

Com esta funcionalidade, “os utilizadores terão a oportunidade de monitorizar com precisão e eficácia as circulações das linhas que servem a paragem seleccionada, contribuindo para a optimização do sistema”.
“O tempo real tem o papel de acompanhar cada uma destas circulações de forma remota, ligando-se ao sistema do próprio veículo. Desta forma, para garantir que os dados fornecem a informação mais precisa, é necessário um período de testes que permita a validação e correção da informação.”, explica o mesmo comunicado.
O objectivo desta plataforma é o de permitir aos utentes “acompanhar o percurso do seu autocarro, proporcionando uma experiência de viagem mais informada e conveniente, enquanto contribuem activamente para a melhoria do sistema”.
Segundo a TML, “a Carris Metropolitana transporta em média 550 mil passageiros por dia útil, operando uma frota de mais de 1.600 autocarros que prestam serviço diariamente nos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa, totalizando mais de 19.800 percursos realizados num dia útil”.
De recordar que a Carris Metropolitana “opera as redes municipais para 15 dos 18 municípios (Barreiro, Cascais e Lisboa mantêm as operações locais) e a totalidade da operação intermunicipal dos 18 municípios” da Área Metropolitana de Lisboa.
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