Observação de Aves no Parque da Paz
Dia 22 de Janeiro das 9h às 12h. A CMA tem um calendário com outros percursos ambientais ao longo de 2023.
Uma vez por mês, o Departamento de Intervenção Ambiental, Clima e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Almada (CMA) dinamiza uma visita guiada para observação de aves no Parque da Paz. A próxima visita agendada é já dia 22 de Janeiro entre as 9h e as 12h. A inscrição é gratuita, mas obrigatória até dia 20.
Ao longo de 3 horas, os participantes serão guiados por um técnico com experiência na observação e identificação das aves da fauna portuguesa, que os leva a percorrer os vários habitats existentes no parque, desde o ecossistema aquático do grande lago, até ao bem preservado bosque mediterrânico.
É uma excelente oportunidade para descobrir as muitas espécie de aves selvagens que residem ou ocorrem sazonalmente no Parque da Paz. Das espécies aquáticas como o pato-real, a galinha-de-água, o galeirão, o mergulhão-pequeno ou o guarda-rios; às aves terrestres como o gaio, o pica-pau, a poupa, ou águia-de-asa-redonda; ou às muitas espécies de passeriformes como a alvéola-branca, o estorninho-preto, a milheirinha, o pintassilgo, o verdilhão, a trepadeira, ou o chapim-azul.
Vale a pena repetir a visita em meses diferentes, uma vez que as aves presentes no parque vão variando ao longo do ano, ao sabor das migrações primaveris e outonais das várias espécies.
Ao participar nestas visitas guiadas pode descobrir a avifauna do Parque da Paz, um verdadeiro ecosistema cheio de biodiversidade em plena cidade de Almada, onde já foram registadas mais de 110 espécies de aves selvagens.
Leve calçado confortável e, se tiver, binóculos e máquina fotográfica (a organização disponibiliza alguns binóculos para utilizar durante a visita).
Ponto de encontro: Monumento à Paz (escultura em ferro situada próximo do lago), 38.664791, -9.165455
Extensão: 2 km (percurso circular)
Duração: cerca de 3 horas (9:00-12:00)
Grau de dificuldade: baixo
Mais informação e inscrições:
Departamento de Intervenção Ambiental, Clima e Sustentabilidade
Tel. 212722518 | E-mail: diacs@cma.m-almada.pt

Autarquia dinamiza percursos ambientais ao longo de 2023
A observação de aves de dia 22 de Janeiro no Parque da Paz insere-se num calendário mais vasto de percursos pedestres e visitas guiadas regulares e gratuitas, dinamizadas pela CMA ao longo de 2023, com o objectivo de dar a conhecer o património ambiental do concelho.
São todos realizados aos fins-de-semana, das 9h às 12, para que possa aproveitar os tempos livres e conhecer a biodiversidade alguns dos principais espaços naturais de Almada. A participação é gratuita, mas exige inscrição prévia até 48 horas antes do percurso/visita.
Assim haverá observação de aves no Parque da Paz a 22 de Janeiro, 5 de Março, 13 de Maio, 10 de Setembro e, 12 de Novembro. O percurso pelo património natural da Costa da Caparica realiza-se a 12 de Fevereiro, 4 de Junho e, 16 de Julho. As visitas à Estação da Biodiversidade do Parque da Paz têm lugar a 26 de Fevereiro, 21 de Maio, 30 de Julho e, 29 de Outubro. Haverá percurso pedestre pela Reserva Botânica da Mata dos Medos nos dias 19 de Março, 16 de Abril, 6 de Agosto, 15 de Outubro e, 26 de Novembro. Poderá ainda optar pelo percurso “Do Cristo Rei ao Tejo: uma descida no tempo” a 22 de Abril, 18 de Junho e, 3 de Setembro.
A CMA realiza também a visita guiada “Do Cristo Rei ao Tejo: uma descida no tempo” para a comunidade escolar, durante o calendário lectivo.
2023, Almada, CMA, cmalmada, Observação de Aves, Parque da Paz