Charneca da Caparica | Xutos e Pontapés em concerto solidário

O Colmeia Rock Fest traz também no cartaz os Má Vizinhança e os Meu e Teu

O Colmeia Rock Fest está de volta à Charneca da Caparica, trazendo como cabeça de cartaz a mítica banda portuguesa Xutos e Pontapés. O evento, que acontece no dia 9 de Março às 19h, no Clube Recreativo Charnequense (CRC), localizado na Avenida Elias Garcia, em Palhais. Tem como principal objectivo angariar fundos para a Associação Colmeia Vigilante. Os bilhetes encontram-se esgotados.

A Colmeia Vigilante iniciou o seu trabalho na comunidade em 2014 e, nessa altura apoiavam mais de 170 pessoas e mais de 100 familias. O seu Programa Parte e Reparte, que distribuiu cabazes alimentares a famílias carenciadas durante a pandemia com a ajuda dos comerciantes locais, ajudou mais de mil famílias e cerca de duas mil pessoas. Actualmente ajuda numa base regular mais de 140 familias e cerca de 360 pessoas. A Colmeia Vigilante teve este ano uma sede própria, com instalações cedidas pela Câmara Municipal de Almada (CMA) que se situam em Vale Rosal.

O Colmeia Rock Fest é um “festival” de música que acontece anualmente na Charneca de Caparica desde 2017. O evento foi idealizado com o propósito de apoiar a associação Colmeia Vigilante, que auxilia famílias em situação de vulnerabilidade na freguesia da Charneca da Caparica e Sobreda. Os fundos angariados no festival destinam-se a dar continuidade ao trabalho da associação na comunidade.

Este pequeno “festival” destaca-se por trazer ao palco bandas de destaque do cenário musical português. Além dos Xutos e Pontapés, que são a atracção principal deste ano, outras duas bandas também farão parte do alinhamento do festival.

Os Má Vizinhança são os primeiros a subir ao palcoA banda surgiu na cena musical no início de 2020, a partir da junção de uma banda de hard-rock com base no Barreiro, com Kyra, o rapper da nova escola, também ele barreirense. Os Má Vizinhança partem da vontade de fugir aos estereótipos de género musical, fundindo o rock com o hip-hop sem medo da experimentação. A banda toca para manter acessa a chama do rock português, sem medo de se fundir com outros géneros. Nascida numa garagem subterrânea no coração do Barreiro, a música da banda carrega o seu espírito de rebeldia, irreverência e honestidade. Os Má Vizinhança são Kyra (voz), João Messias (bateria), Nelson Lança (baixo), Miguel Valente (guitarra) e Tiago Andrade (guitarra).

De seguida, é a vez da banda Meu e Teu actuar. São uma banda de Alcobaça fundada em 2010, conhecida mais recentemente pela música “Gritar”, parte da banda sonora da nova temporada da série “Morangos com Açúcar”. Os Meu e Teu são Diogo Freire (voz), Luís Ramos (guitarra), Joaquim Pequicho (bateria), Paulo Bispo (guitarra), Aurélien Vieira Lino (teclas e programação) e, Pedro Teixeira (baixo e sintetizador). Prometem um concerto energético e cativante.

Por fim, actuam os Xutos e Pontapés. A banda lisboeta, com uma grande ligação a Almada onde chegou a ensaiar, foi formada em 1978 e dispensa apresentações. Tim, Kalú, João Cabeleira e Gui prometem mais um concerto inesquecível.

O Colmeia Rock Fest tem provado ao longo dos anos, que rock e solidariedade é uma mistura possível.

, , , , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online