Chegou o 1º Festival das Terras da Costa e do Mar

Três dias que celebram os produtos locais da Costa da Caparica e do futuro Agroparque

Pela primeira vez, o Festival Terras da Costa e do Mar realiza-se entre 12 e 14 de Julho, no Anfiteatro do Parque Urbano da Costa da Caparica. Na Sexta-Feira, a abertura de portas é às 17h, e o seu encerramento às 24h. Sábado e Domingo estará aberto entre as 10h e as 24h. A entrada é livre.

Do programa fazem parte um mercado de frescos, outro de artesanato local com marcas independentes, street food, actividades desportivas como Chi Kung, Pilates, Yoga ou Zumba, sessões de showcooking, Dj sets, workshops de estapagem, a transmissão da final do Euro em ecrã gigante, actividades infantis e animação com projectos locais.

Os showcookings estão a cargo do chef André Silva, do Fresh NoMeatNoFish, que irá confeccionar um prato vegetariano no Sábado, e do chef Nadine Jeremias que irá cozinhar um prato de peixe fresquinho da Costa no Domingo. Ambos acontecem às 17h30.

Neste primeiro festival de street food (petiscos) que afirma a marca “Terras da Costa e do Mar”, vai ser possível degustar uma grande variedade de pratos confeccionados pelos food trucks (tasquinhas), com produtos frescos locais da área agrícola, do que será o futuro Agroparque da Costa da Caparica, e também peixe do mar da Costa.

©CMA / Como será organizado o evento no Anfiteatro do Parque Urbano da Costa da Caparica

O Festival das Terras da Costa e do Mar faz parte do projecto da Câmara Municipal de Almada (CMA), que tem por objectivo o desenvolvimento de uma área agrícola, o consumo de proximidade, redes de distribuição curtas, economia circular, saúde alimentar, equidade social, turismo, sustentabilidade, e a afirmação da marca “Terras da Costa e do Mar”, valorizando os produtos produzidos no Agroparque Terras da Costa e do Mar, que engloba os rendeiros agricultores e os pescadores da Costa da Caparica, em parceria com diversas outras entidades.

Estendendo-se por 140 hectares, incluindo terrenos municipais e privados e uma arriba fóssil protegida, o Agroparque Terras da Costa e do Mar representa um investimento de 2,75 milhões de euros, com verbas do PRR. O projecto está enquadrado no Plano Metropolitano de Apoio às Comunidades Desfavorecidas, e na rede FoodLink para a transição alimentar da Área Metropolitana de Lisboa (AML).

O festival é organizado pela CMA em parceria com a Associação Industrial Portuguesa (AIP).

Fique a par do programa completo na imagem abaixo.

, , , , , , , , , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online