Sobreda | Fragmentos de Marisa Paulo
A performance Fragmentos de Marisa Paulo, acontece dia 22 de Abril pelas 15h30, no Solar dos Zagallos
Marisa Paulo expõe a vida e experiência da negritude feminina na Europa, dia 22 de Abril às 15h30, no Solar dos Zagallos.
Depois de uma residência artística no Brasil, a coreógrafa e professora de dança luso-angolana Marisa Paulo vai apresentar a performance Fragmentos em Portugal. A obra é uma performance documental sobre diferentes experiências, vivências e vozes de mulheres negras residentes na Europa, em países como Portugal, Bélgica, Itália ou Espanha.
Segundo a autora, “Fragmentos é uma performance documental que fala do eu individual e colectivo, inspirada em realidades únicas, mutáveis e que se cruzam, num processo de busca por uma identidade, sem máscaras ou meias verdades. Uma narrativa construída a partir de diferentes vozes, experiências e vivências de mulheres negras residentes na Europa”.
A recolha de informação aconteceu com base em diferentes áreas. “Fui à procura de informação sobre a realidade das mulheres negras, por exemplo no acesso ao emprego, à saúde e à educação”, explica Marisa Paula, acrescentando que para “contornar a falta de estatísticas étnico-raciais recorreu ao conhecimento de quem intervém no terreno”, explicou Marisa Paulo à plataforma Afrolink.
A performance/ensaio é seguida de conversa sobre o processo criativo, ainda em construção.
Fragmentos esteve em residência artística no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, até ao dia 4 de Janeiro.
coreógrafa, dança, Europa, Fragmentos, Marisa Paulo, mulheres negras, negritude feminina, performance documental, professora de dança, Sobreda, Solar dos Zagallos