CMA vence Prémio Nacional Mobilidade em Bicicleta

Câmara Municipal foi galardoada pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, no dia 19 de Setembro

As Câmaras Municipais de Almada (CMA), Aljezur (Faro), Olhão (Faro) e Vila do Bispo (Faro) venceram o prémio Nacional Mobilidade em Bicicleta deste ano, na categoria de Autarquias e Freguesias, anunciou ontem, 19 de Setembro pelas 15h30, a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), durante a cerimónia de entrega destes galardões, que decorreu no Espaço Jardim de Inverno da Quinta das Conchas, em Lisboa e na qual estiveram presentes o Secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, o Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, e representantes de várias outras entidades..

Esta iniciativa está inserida na “Semana Europeia da Mobilidade” que decorre de 16 a 22 Setembro por todo a Europa, e que este ano, é dedicada ao tema “Eficiência Energética – Combina e Move-te”.

A FPCUB tem organizado e apoiado inúmeras iniciativas sobre a temática da utilização da bicicleta, com o objetivo de continuar a sensibilizar a opinião pública e os decisores políticos, governo, administração central e local, para a necessidade de serem criadas cada vez mais condições seguras para a sua utilização em Portugal, como complemento aos transportes coletivos e ao andar a pé, em alternativa ao uso massivo do automóvel.

A Federação mantém a sua disponibilidade para auxiliar as autarquias e os diversos ministérios e tutelas relacionadas com a promoção e uso da bicicleta, ambiente, transportes, mobilidade, saúde, energia, economia, desporto, juventude, cultura e turismo, a desenvolverem políticas e a implementarem medidas e soluções integradas que contribuam de forma efectiva para a utilização da bicicleta como uma mais-valia para a mobilidade nas cidades, a exemplo de muitos países da Europa.

O prémio da FPCUB foi criado em 2006 e, segundo a federação, procura “reconhecer publicamente o contributo de entidades ou pessoas individuais que tenham promovido a utilização da bicicleta nas suas múltiplas vertentes, através da criação ou melhoria de condições e facilidades em Portugal e/ou da divulgação de iniciativas fomentadoras do uso deste modo de transporte não motorizado”.

Em 2023, na XVIII edição deste prémio, além das autarquias mencionadas, foram galardoados, na categoria de “entidades públicas”, a Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e a Infraestruturas de Portugal.

Na categoria de Empresas, os galardoados foram a Arrábida Bikes (Tiago Semedo), a EMEL – Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (Frederico Henriques), o El Corte Inglês (Susana Santos) e o Velo Corvo (Pedro Gil).

Destaca-se ainda a atribuição do galardão à equipa de juniores do Beira-Mar, na categoria de Cidadania, e ao advogado Agostinho Miranda, na classe de Activismo e Intervenção Social.

A FPCUB atribuiu também um galardão à Escola Básica Maria Luciana Seruca – Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos (Oeiras), na categoria de Ensino.

Galardoados 2023:

Activismo e Intervenção Social
Agostinho Miranda

Autarquias e Freguesias
Câmara Municipal de Aljezur
Câmara Municipal de Almada
Câmara Municipal de Olhão
Câmara Municipal de Vila do Bispo

Cidadania
Equipa de Juniores do Beira-Mar

Empresas
Arrábida Bikes (Tiago Semedo)
Velo Corvo (Pedro Gil)
EMEL (Direção de Inovação e Soluções de Mobilidade)
El Corte Inglés (Susana Santos)

Ensino
Escola Básica Maria Luciana Seruca – Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos

Entidades Públicas
Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra (Ana Figueiredo)
Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo
Infraestruturas de Portugal – Plano Nacional de Ecopistas (Paulo Rodrigues)

Individuais
João Fernandes (Ex-Presidente da Região de Turismo do Algarve)

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , ,