Conferência “Cavalos-marinhos de Almada: Um património único a conservar”

Será também inaugurada a exposição fotográfica de rua de Sylvie Dias

Partilhe:

No próximo dia 10 de Abril entre as 9h e as 13h, a Câmara Municipal de Almada (CMA) vai realizar no Presídio da Trafaria, a conferência “Cavalos Marinhos de Almada: Um Património Único a Preservar”. O evento coloca a preservação da biodiversidade e o património natural do concelho, na agenda da conservação do valor ecológico existente.

A sessão de abertura conta com a presença da presidente da CMA, Inês de Medeiros; Sérgio Faias representante da Docapesca; Rui Pombo representante do ICNF e; Manuel Eduardo dos Santos representante do MARE/ISPA.

Haverá a exibição de um vídeo da autoria de Sylvie Dias; será feita a apresentação do projecto CavaALMar, segue-se um painel sobre “Pessoas, Habitats e Projetos na Conservação dos Cavalos-Marinhos” e; uma mesa redonda sobre “Os próximos passos”. O encerramento será feito pelo Director do Departamento de Intervenção Ambiental, Clima e Sustentabilidade da CMA, Duarte Mata.

Na mesma ocasião, será inaugurada a exposição fotográfica de rua “Cavalos-marinhos de Almada”, da autoria de Sylvie Dias, videógrafa e fotógrafa subaquática. São 14 painéis com fotos de grande formato, efectuadas em mergulhos na frente ribeirinha de Almada, que apresentam e apoiam a caracterização destas comunidades de cavalos-marinhos. A exposição estará patente até 29 de Setembro, na Travessa do Porto de Lisboa e na rotunda, junto ao cais de transporte fluvial da Trafaria.

A Conferência e Exposição resultam do projecto CavaALMar, um protocolo estabelecido entre a CMA e o MARE ISPA (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida), com a colaboração do ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) e Oceanário de Lisboa.

©JFCT / A exposição estará patente até dia 29 de Setembro.

Ambos os eventos pretendem dar a conhecer a população de cavalos-marinhos da Trafaria e da frente ribeirinha de Almada, convidando à reflexão sobre a gestão deste território, para a promoção e conservação destas espécies e, o reforço das condições do seu habitat.

A participação na conferência é gratuita mediante inscrição prévia online, que pode ser feita aqui.

Pode aceder à programação completa da conferência aqui.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , , , ,