Contentores subterrâneos de bioresíduos chegam à Costa da Caparica

É necessário uma chave de acesso electrónica para a sua utilização

A Câmara Municipal de Almada (CMA) instalou contentores subterrâneos de biorresíduos, para deposição de resíduos alimentares e aparas de jardim, com controlo de acesso, na zona central da Costa da Caparica.

No centro da Freguesia da Costa da Caparica existem desde 2021, 32 contentores colectivos para a recolha de resíduos alimentares e de jardim. Desde Novembro de 2023 estes contentores possuem acesso controlado, sendo a sua abertura accionada através de uma chave de acesso electrónica.

O objectivo deste projecto é promover o aumento da quantidade e da qualidade dos biorresíduos recolhidos, reduzir a sua deposição em aterro e, cumprir as metas nacionais e comunitárias nesta matéria.

Para garantir que estes contentores sejam utilizados correctamente, está a decorrer uma campanha de sensibilização porta-a-porta, junto das habitações e de estabelecimentos comerciais do canal HORECA, para explicação do sistema e entrega das chaves de acesso que permitem a abertura dos equipamentos.

Caso ainda não tenha sido contactado e, pretenda utilizar estes contentores para separação de biorresíduos, pode solicitar a sua chave de acesso através do telefone 211 319 113.

Os biorresíduos representam quase metade da quantidade de resíduos produzidos pelos almadenses e, quando devidamente separados e encaminhados, podem ser transformados em energia ou composto, usado no enriquecimento orgânico dos solos, contribuindo assim, de forma decisiva, para uma economia mais circular e sustentável.

A aquisição destes contentores resultou de candidaturas ao Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (PO SEUR) e ao Fundo Ambiental, em alinhamento com a estratégia do Município de Almada para a gestão dos resíduos urbanos. A recolha de bioressíduos em Almada tem um investimento global de 3,1 milhões de euros (ME) e um financiamento de 1,46 ME.

Pode aceder a mais informações sobre a recolha de bioresíduos no concelho de Almada aqui.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , ,