Contentores subterrâneos de bioresíduos chegam à Costa da Caparica
É necessário uma chave de acesso electrónica para a sua utilização
A Câmara Municipal de Almada (CMA) instalou contentores subterrâneos de biorresíduos, para deposição de resíduos alimentares e aparas de jardim, com controlo de acesso, na zona central da Costa da Caparica.
No centro da Freguesia da Costa da Caparica existem desde 2021, 32 contentores colectivos para a recolha de resíduos alimentares e de jardim. Desde Novembro de 2023 estes contentores possuem acesso controlado, sendo a sua abertura accionada através de uma chave de acesso electrónica.
O objectivo deste projecto é promover o aumento da quantidade e da qualidade dos biorresíduos recolhidos, reduzir a sua deposição em aterro e, cumprir as metas nacionais e comunitárias nesta matéria.
Para garantir que estes contentores sejam utilizados correctamente, está a decorrer uma campanha de sensibilização porta-a-porta, junto das habitações e de estabelecimentos comerciais do canal HORECA, para explicação do sistema e entrega das chaves de acesso que permitem a abertura dos equipamentos.
Caso ainda não tenha sido contactado e, pretenda utilizar estes contentores para separação de biorresíduos, pode solicitar a sua chave de acesso através do telefone 211 319 113.
Os biorresíduos representam quase metade da quantidade de resíduos produzidos pelos almadenses e, quando devidamente separados e encaminhados, podem ser transformados em energia ou composto, usado no enriquecimento orgânico dos solos, contribuindo assim, de forma decisiva, para uma economia mais circular e sustentável.
A aquisição destes contentores resultou de candidaturas ao Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (PO SEUR) e ao Fundo Ambiental, em alinhamento com a estratégia do Município de Almada para a gestão dos resíduos urbanos. A recolha de bioressíduos em Almada tem um investimento global de 3,1 milhões de euros (ME) e um financiamento de 1,46 ME.
Pode aceder a mais informações sobre a recolha de bioresíduos no concelho de Almada aqui.
ambiente, bioresíduos, Camara Municipal de Almada, campanha de sensibilização, chave de acesso, CMA, contentores subterrâneos, Costa da Caparica, economia circular, higiene urbana, reciclagem, recolha, sustentabilidade