Costa da Caparica | Em carne viva
Um filme de Pedro Almodóvar, que pode ser visto dia 4 de Julho às 21h, no Auditório Costa da Caparica
O Cineclube Impala, organizado pela Associação Gandaia, leva ao ecrã do Auditório Costa da Caparica, o filme “Em carne viva”, de Pedro Almodóvar, o primeiro do “Ciclo Pedro Almodóvar”, que decorre durante o mês de Julho.
Uma prostituta (Penélope Cruz) tem um filho num autocarro, enquanto tentava chegar à maternidade, e ali mesmo dá-lhe o nome de Victor. Passados vinte anos, quando Victor (Liberto Rabal) aparece em casa de Elena (Francesca Neri), ela está à espera de um dealer que nunca mais chega. O aparecimento do jovem só vem piorar as coisas. Nervos, uma arma e dois polícias, que também tiveram um mau dia, complicam ainda mais a situação. David (Javier Bardem), um dos polícias, é atingido por uma bala perdida que o deixa paralítico. Victor é considerado culpado e condenado a seis anos de prisão. É aí que o jovem assiste ao sucesso que David, entretanto transformado numa estrela de basquetebol nos jogos Para-Olímpicos de Barcelona, agora partilha com a sua nova mulher, Elena. E os seus pensamentos de vingança tornam-se uma obsessão. Depois de sair da cadeia, Victor continua apaixonado por Elena.
A primeira tragédia assinada por Pedro Almodóvar é também o seu filme mais politizado, com referências claras ao franquismo.Há que relembrar quanto ainda estava viva a memória da ditadura na altura em que o filme foi produzido, constituindo a movida madrilena o toque de finados definitivo, em relação a uma realidade cinzenta e puritana, que o conluio do regime com a Igreja suscitava.
O filme fala ainda de coincidências, de ciclos que se repetem e da culpa individual, que muitas vezes encerra em si cumplicidades colectivas. Almodóvar aborda também com este filme a questão da limitada sexualidade dos deficientes; a exploração do complexo de culpa como forma de se manter alguém afectivamente dependente; a lealdade entre amigos e o quanto ela possa ser posta em causa pela sobrevalorização das pulsões amorosas. O resultado é uma teia sentimental, que mistura ódios e violência, paixões e vingança. Tudo o que parece, não é.
Na altura da sua estreia, “Em Carne Viva” foi tão bem recebido pela crítica internacional, que Almodóvar viu-se pressionado a mudar-se para Hollywood. Sabia que ganharia muito dinheiro, mas perderia a alma, e deixou-se ficar por Espanha, apenas aceitando o contributo de investidores, que lhe dessam melhores condições para projectos em regime de coprodução. Decisão contrária tiveram Penélope Cruz e Javier Bardem, neste filme ainda numa rampa ascendente dos seus percursos artísticos.
Pedro Almodóvar nasceu em Calzada de Calatrava, Espanha, em 1949. Figura icónica da cultura ocidental contemporânea, é o realizador de cinema, guionista e produtor espanhol com mais alcance mundial nas últimas décadas. Recebeu todos os principais prémios cinematográficos internacionais, dois Óscares, dois Globos de Ouro, um Leão de Ouro, dois prémios no Festival de Cannes e seis Goya. Foi distinguido, em Espanha, com o Prémio Nacional de Cinematografia (1990), a Medalha de Ouro de Mérito em Belas Artes (1998) e o Prémio Príncipe das Astúrias das Artes (2006). Foi ainda agraciado com o doutoramento honoris causa pelas universidades de Castilla la Mancha (1999), Harvard (2009) e Oxford (2016). Em 1981, publicou a novela Fuego en las entrañas e, dez anos mais tarde, o volume de crónicas Patty Diphusa.
Ficha Técnica:
Título original: Carne Trémula
Realização: Pedro Almodóvar
Argumento: baseado no romance policial de Ruth Rendell, Pedro Almodóvar, Ray Loriga, Jorge Guerricaechevarría
Produção: Agustín Almodóvar
Elenco: Javier Bardem, Francesca Neri, Liberto Rabal, Ángela Molina, José Sancho, Penélope Cruz, Pilar Bardem, Álex Angulo, Mariola Fuentes, Yael Be, Josep Molins, Daniel Lanchas, María Rosenfeldt
Música: Alberto Iglesias
Fotografia: Affonso Beato
Edição: José Salcedo
Género: Drama, Thriller
Origem: Espanha, França
Ano: 1997
Duração: 103 min.
Classificação: M/12
1€ Sócios | 2€ Geral
"Em carne viva", 7arte, Associação Gandaia, Auditório Costa da Caparica, Ciclo Pedro Almodóvar, Cinema, Costa da Caparica, Cultura, drama, Pedo Almodóvar, Thriller