Costa da Caparica | Mulheres à beira de um ataque de nervos

Um filme de Pedro Almodóvar, que pode ser visto dia 18 de Julho às 21h, no Auditório Costa da Caparica

O Cineclube Impala, organizado pela Associação Gandaia, leva ao ecrã do Auditório Costa da Caparica, o filme “Mulheres à beira de um ataque de nervos”, de Pedro Almodóvar, o terceiro do “Ciclo Pedro Almodóvar”, que decorre durante o mês de Julho.

Num apartamento de luxo de Madrid, três mulheres chegam ao seu limite psicológico. A super sexy Pepa Marcos (Carmen Maura), que está grávida sem que ninguém saiba, é obcecada por Ivan (Fernando Guillén), o amante que terminou a relação com ela deixando-lhe uma mensagem no atendedor automático. A sua melhor amiga, a neurótica Candela (María Barranco), procura refúgio em casa de Pepa, depois de descobrir que o seu amante é um terrorista, temendo ser presa. E a ex-mulher de Ivan, Lucia, acaba de regressar de uma estada de vinte anos num asilo para doentes mentais, descobre a traição do marido, e tenta matá-lo.  Pepa quer fazer de tudo para salvar a vida de Ivan. Na realidade elas estão completamente loucas, à beira de um ataque de nervos… e uma delas está prestes a cometer um crime, a menos que as outras desequilibradas mulheres a consigam deter. E ainda há Carlos, o filho de Ivan, cuja noiva foi acidentalmente deixada KO por um gaspacho demasiado letal!

O filme é baseado na peça francesa “A voz humana” (1930), de Jean Cocteau, na qual uma mulher desesperada tenta evitar ser abandonada por seu amante através de uma série de ligações telefônicas.

Este foi o sétimo filme do director Pedro Almodóvar, e marcou uma nova etapa na sua carreira. A etapa anterior, iniciada com “Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón” (1980), caracterizara-se por personagens transgressoras e grotescas. “Mulheres…”, ao contrário, introduz elementos da pós-modernidade, reflectindo as mudanças que estavam a ocorrer na sociedade espanhola, embora o filme retenha um mundo próprio de Almodóvar, que seria mantido por toda sua carreira.

Nomeado para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, esta foi a primeira nomeação na carreira de Almodóvar.

©DR / Este filme foi a primeira nomeação ao Oscar na carreira de Almodóvar.

Ficha Técnica:

Título original: Mujeres al Borde de un Ataque de Nervios
Realização: Pedro Almodóvar
Argumento: Pedro Almodóvar, Jean Cocteau
Produção: Agustín Almodóvar, Pedro Almodóvar
Elenco: Carmen Maura, António Banderas, Julieta Serrano, Maria Barranco, Rossy de Palma, Kiti Manver, Guillermo Montesinos, Chus Lampreave, Eduardo Calvo, Loles León, Angel de Andrés López, Fernando Guillén
Música: Bernardo Bonezzi
Fotografia: José Luis Alcaine
Edição: José Salcedo
Género: Comédia Dramática
Origem: Espanha
Ano: 1988
Duração: 85 min.
Classificação: M/14

1€ Sócios | 2€ Geral

, , , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online