Costa da Caparica | Pedalar pelo planeta
Acção de limpeza com a presença de Pedro Gil e dos Caretakers Caparica
O Pedro Gil é um “biclactivista”. Ou seja, promove a utilização da bicicleta . No ano passado fez um “A Pedalar pela Fronteira” durante o mês de Junho. Este ano está a “Pedalar pela Costa Portuguesa” percorrendo toda a costa Atlântica ao longo do mês de Agosto. É sua intenção envolver as entidades locais de ciclismo e btt, de forma a incentivar pessoas de todas as idades, a acompanhá-lo em pequenos trechos durante a sua passagem por diversas localidades. Aproveita também para ir recolhendo os resíduos que vai encontrando pelo caminho e, junta-se a iniciativas locais de sensibilização para a problemática do lixo. Começou em Moledo do Minho, no passado dia 30 de Julho, e vai terminar em Tavira, a 23 de Agosto.
Este projecto individual tem como principal objectivo apelar e incentivar mais ao uso da bicicleta, como elemento de transporte, e os benefícios que advém à sua utilização. “Seja na saúde física e mental, na busca por uma vida saudável, na ajuda a resolver a problemática questão ambiental, o custo-benefício, poupando nos combustíveis” e, por fim, “a sensação de liberdade, que tanto usufruí no meu projecto a pedalar pela fronteira, e que irei ter na costa Atlântica”, afirma Pedro Gil.
Este ano, o percurso será feito “numa bicicleta normal” e, ao contrário do ano passado que fez a fronteira com Espanha numa bicicleta eléctrica, que teve dificuldade em carregar nalgumas regiões. A iniciativa vai contar com diversos passeios de bicicleta em cada uma das cidades por onde passa, e para além de sensibilizar para o uso das bicicletas e das ciclovias, outro dos objectivos é “alertar para a poluição no mar”, e por isso, em simultâneo com os passeios, haverá ainda várias ações de Plogging, ou seja, fazer exercício físico ao mesmo tempo que se limpa o “lixo das praias”.
Dia 9 (Terça-Feira) de Agosto às 19h passa pela Costa da Caparica, onde a Caretakers Caparica irá acolher esta iniciativa fazendo uma recolha de lixo. O ponto de encontro é na Rotunda junto ao bar “Sentido do Mar” e o objectivo é recolher o lixo encontrado na área por trás dos bares. Todos os que queiram participar terão de levar máscara; luvas; sacos reutilizáveis; snacks e água. Não é necessário inscrição prévia.
Mais informações:
+351 927 642 301 – Pedindo convite para o Grupo WhatsApp da Equipa Caretakers Caparica
Quem desejar acompanhar Pedro Gil e solicitar informações poderá fazê-lo pelo e-mail apedalarpelafronteira@gmail.com
Costa da Caparica, Desporto, Ecologia, Pedalar pela Costa Portuguesa, Pedro Gil, Recolha de Lixo