Costa da Caparica | O Livro de Cabeceira
Um filme de Peter Greenaway, que pode ser visto dia 13 de Junho às 21h, no Auditório Costa da Caparica
O Cineclube Impala, organizado pela Associação Gandaia, leva ao ecrã do Auditório Costa da Caparica, o filme “O Livro de Cabeceira”, de Peter Greenaway, o segundo do “Ciclo Grandes Realizadores”, que decorrá durante o mês de Junho.
Em 1970, em Quioto, a jovem Nagiko (Vivian Wu) orfã de mãe, cresceu numa família japonesa tradicional, criada pelo pai (Ken Ogata) que é escritor, com ajuda da tia (Hideko Yoshida). Todos os anos, na data do seu aniversário, o pai escreve a história da criação do Japão, com uma caligrafia excepcional, na sua própria pele, no seu rosto e nuca, enquanto a tia lê a lista das “coisas belas” num livro de cabeceira do século X. Com o passar do tempo, o ritual marcará momentos importantes na vida da protagonista, e anos mais tarde, quando Nagiko se torna mulher, a sua vida sexual irá ser marcada por aquele voto. Desse tempo, ainda se recorda, amargamente, de como o pai tinha de se prostituir junto do seu editor homossexual para conseguir vender as suas obras. Após um casamento desastroso, Nagiko, parte para Hong Kong onde se torna modelo, e inicia a sua obsessiva busca por um amante calígrafo, capaz de satisfazer os seus desejos sexuais e de escrever sobre a sua pele os mais belos textos, alguém que satisfaça um desejo de cumplicidade entre o corpo e a escrita. Depois de alguns fracassos, acaba por encontrar em Hong Kong um tradutor ocidental da língua japonesa, Jerome (Ewan McGregor), que a seduz imediatamente. Mas apesar de Jerome ser um amante excepcional, Nagiko não fica satisfeita com as sua caligrafia. Jerome é bisexual e mantém uma relação homossexual com um homem muito mais velho, facto que Nagiko não perdoa.
Os prazeres da vida, marca constante na obra de Peter Greenaway, são no filme representados pela união do prazer da literatura com o da carne. “O Livro de Cabeceira” tem a estrutura de um livro: está dividido em capítulos, completos com ilustrações e notas de rodapé. Um filme que pode ser lido como uma metáfora de como o poder sensual da escrita e da literatura pode levar ao êxtase físico.
The Pillow Book baseia-se num livro homónimo escrito por Sei Shōnagon, que viveu na corte japonesa do século X. Greenaway transpôs a acção do filme para a actualidade, utilizando os motivos estéticos e plásticos que sempre caracterizaram o seu trabalho. Tal como noutros dos seus filmes, em que as personagens femininas são as mais fortes, também aqui Nagiko é a personagem que começa passivamente por ser o “papel”, acaba por se transformar perversamente na “pluma”.
Peter Greenaway, pintor, encenador, escritor, cineasta e apaixonado pela matemática, é um dos criadores mais “sui generis” que Inglaterra produziu, e assume neste filme, o seu imenso fascínio pela cultura oriental, ao contar a história da bela japonesa que escreve sobre o corpo dos seus amantes para consumar uma sinuosa vingança.

Ficha Técnica:
Título original: The Pillow Book
Realização: Peter Greenaway
Argumento: Peter Greenaway, baseado na obra “Notas de Cabeceira” da escritora medieval japonesa Sei Shōnagon
Produção: Kees Kasander
Elenco: Vivian Wu, Ken Ogata, Ewan McGregor, Yoshi Oida, Hideko Yoshida, Judy Ongg,
Música: Brian Eno
Fotografia: Sacha Vierny
Edição: Peter Greenaway, Chris Wyatt
Género: Drama / Romance
Origem: Reino Unido / França
Ano: 1995
Duração: 126 min.
Classificação: M/16
1€ Sócios | 2€ Geral
Associação Gandaia, Auditório Costa da Caparica, Ciclo Grandes Realizadores, Cineclube Impala, Cinema, Costa da Caparica, Cultura, drama, O Livro de Cabeceira, Víctor Erice