Sensibilização ambiental nas praias da Costa da Caparica

Agosto traz campanhas de educação ambiental às praias do concelho

A Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), dinamiza durante o mês de Agosto campanhas de sensibilização ambiental nas praias da Costa da Caparica, com o objectivo de alertar e educar os banhistas para a importância da protecção dos oceanos, das praias, da economia circular, da reciclagem de embalagens, e do impacto negativo dos microplásticos nos oceanos e ecossistemas. As actividades são gratuitas.

Das 9h às 12h30 de dia 4, na Praia da Fonte da Telha, e dia 6 de Agosto na Praia do Tarquínio-Paraíso, decorrem acções de sensibilização sobre a protecção dos oceanos, economia circular e reciclagem de plásticos e metais.

Integrada na campanha TransforMar, o objectivo deste desafio é sensibilizar, através dos 4R’s (Reutilização, Recuperação, Reciclagem e Redução), para a importância de um comportamento mais responsável em relação ao uso de plásticos e para os princípios da economia circular.

De 5 a 9 de Agosto, das 9h às 12h, pode participar no jogo “Tubo Azul“ e descubrir o impacto dos microplásticos nos nossos oceanos e ecossistemas.

Nesta acção, os participantes são alvo e agentes de sensibilização ambiental. Após um jogo sobre o impacto dos microplásticos nos ecossistemas, são convidados a participar numa instalação/intervenção no areal denominada Tubo Azul.

Esta apresentação – que percorre simbolicamente o areal até ao mar simulando as canalizações domésticas – atrai e alerta, quem esteja presente nas praias, para o problema do encaminhamento das microfibras dos tecidos sintéticos através das lavagens, que representa atualmente a maior fonte directa de micro plásticos no oceano.

Esta actividade realiza-se no dia 5 na Praia da Mata, a 6 na Praia Nova, a 7 na Praia do Dragão Vermelho, a 8 na Praia Tarquínio e Paraíso, e a 9 de Agosto na Praia do CDS.

O tema do ano 2024 da Bandeira Azul (BA) é “A tua praia é a tua casa”. Através dos seus programas de educação ambiental, a BA tem alertado para a necessidade de mudança de comportamentos através de diversas campanhas: contra o desperdício; pela redução da utilização de plástico; pela urgência de proteger os ecossistemas marinhos, as dunas e a praia, como espaço público. 

Os objectivos destes programas são o aumento da consciencialização e preocupação com o ambiente costeiro, lacustre e fluvial dos utilizadores que nele vivem ou que o usam para recreio, e a promoção do uso sustentável destas áreas para recreio e turismo.

, , , , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online