Costa da Caparica | O tempo dos ciganos

Um filme de Emir Kusturica, que pode ser visto dia 12 de Setembro às 21h, no Auditório Costa da Caparica

O Cineclube Impala organizado pela Associação Gandaia, esta semana leva ao ecrã do Auditório Costa da Caparica, o filme “O tempo dos ciganos”, de Emir Kusturica.

No centro da história está o jovem Perhan (Davor Dujmovic), que vive num gueto cigano com a avó (Ljubica Adzovic), o tio (Husnija Hasimovic), e a irmã deficiente Danira (Elvira Sali). O meio de subsistência da família vem dos poderes de cura da avó e da venda de pedra calcária. Perhan está apaixonado pela sua vizinha, Azra (Sinolicka Trpkova), a sua única fonte de felicidade. Mas os repetidos pedidos de casamento são recusados pela mãe da rapariga, que vê na sua pobreza a razão da recusa. O destino de Pehran altera-se quando, um dia, a avó salva a vida do filho de Ahmed (Bora Todorovic), um criminoso.

“O Tempo dos Ciganos” é um filme com uma visão lírica da cultura da comunidade cigana na Jugoslávia. Kusturica funde comédia e tragédia, realismo e fantasia, integrando uma das características mais marcantes dos seus filmes, sempre suportada pela excelente música de Goran Bregovic: a celebração da vida. 

Cineasta, argumentista, actor e músico, nascido em Sarajevo, Emir Kusturica é autor de uma filmografia singular, marcada por um intenso realismo mágico, que celebra também o cinema, e é assombrada desde os anos 1990, pela dissolução da ex-Jugoslávia e Guerra dos Balcãs.

Depois de estudar em Praga na famosa FAMU, a escola de cinema estatal checa, Kusturica realiza duas longas-metragens que lhe dão imediata notoriedade e reconhecimento: Lembras-te de Dolly Bell? (evocação da Jugoslávia dos anos 1960, Leão de Prata para uma primeira obra no Festival de Veneza, em 1981) e O Pai foi em viagem de negócios (Palma de Ouro em Cannes em 1985).

O Tempo dos Ciganos (1988, o seu primeiro grande sucesso junto do público) e Arizona Dream (1993, realizado nos Estados Unidos, uma desconstrução tragicómica do sonho americano, com Johnny Depp, Faye Dunaway e Jerry Lewis) abrem-se definitivamente à apaixonada exuberância da sua visão obsessiva do cinema e do mundo, herdeiras das de um Fellini.

O filme é considerado uma das grandes obras dos anos 80 e deu ao cineasta o Prémio da Melhor Realização no Festival de Cannes de 1990 .

©DR / Perhan está apaixonado pela vizinha Azra.

Ficha Técnica:

Título original: Dom za vesanje
Realização: Emir Kusturica
Argumento: Emir Kusturica, Gordan Mihic
Produção: Mirza Pasic, Harry Saltzman
Elenco: Davor Dujmovic, Bora Todorovic, Ljubica Adzovic, Husnija Hasimovic, Sinolicka Trpkova, Zabit Memedov, Elvira Sali, Suada Karisik, Predrag Lakovic, Mirsad Zulic, Ajnur Redzepi, Sedrije Halim, Saban Rojan, Branko Djuric, Edin Rizvanovic
Música: Goran Bregović
Fotografia: Vilko Filac
Edição: Andrija Zafranovic
Género: Drama
Origem: Itália, Reino Unido, Jugoslávia
Ano: 1988
Duração: 142 min
Classificação: M/16

1€ sócios | 2€ geral 

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , ,