Costa da Caparica | XV Meia Maratona na Areia Analice Silva
Dia 23 de Junho às 8h30, na Nova Praia
Esta é a meia maratona em areia mais antiga do país, em que o percurso das provas é efectuado única e exclusivamente no areal da Costa da Caparica. Todas as provas partem da Nova Praia, logo a seguir ao fim do paredão.
Meia Maratona tem partida às 8h30 e retorno cerca dos 10.542 metros. A prova de 10 km a correr ou anda,r inicia-se às 8h45 e tem retorno aos 5 km.
A prova desportiva presta homenagem a Analice Silva, ultramaratonista, falecida em 2017. A vida desta atleta foi difícil, até descobrir a corrida aos 37 anos, aquilo de que realmente gostava de fazer, e em que era talentosa. Nascida em Esperança, uma aldeia em Paraíba, no nordeste do Brasil, Analice teve uma infância muito dura. Chegou a Portugal em finais de 1986,
Analice correu inúmeras maratonas e meias-maratonas, fez dezenas de provas de 100 quilómetros, na estrada e montanha. Com mais de 60 anos de idade, percorreu por três vezes Os Caminhos do Tejo, de 146 quilómetros; fez provas de 167 quilómetros em Espanha; ou entre Lisboa e Mação, num total de 254. A maior prova que fez foi a Volta ao Minho, com 385 quilómetros. Tinha um sonho ainda maior, correr a Maratona dos Sabres, no deserto do Sahara, em Marrocos, uma prova com 243 quilómetros. Em 2014, foi apadrinhada pelo ultramaratonista Carlos Sá, fez a prova, e ralizou o seu sonho. A última prova em que Analice Silva participou foi a São Silvestre de Almada, a 17 de Dezembro de 2016.
A organização desta prova desportiva está a cano da Associação Desportiva O Mundo da Corrida, com o apoio da Câmara Municipal de Almada (CMA).
Analice Silva, Associação Desportiva O Mundo da Corrida, Atletismo, Câmara Municipal de Almada, CMA, Costa da Caparica, Desporto, Nova Praia, XV Meia Maratona na Areia Analice Silva