Cuidados de Saúde Primários da ULSAS com atendimento telefónico mais ágil

A ULSAS é a primeira Unidade Local de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo a ter o SARA implementado em pleno

Todos os centros de saúde da Unidade Local de Saúde Almada-Seixal (ULSAS) passaram a ter um sistema que regista o número de telefone do utente permitindo o retorno da chamada, de forma personalizada em pouco tempo, foi anunciado ontem, dia 27 de Maio.

Em comunicado, a ULSAS refere que o Sistema de Atendimento e Resposta Ágil (SARA) reduz tempos de espera e evita deslocações, melhorando a qualidade do atendimento.

A ULS Almada-Seixal, é assim a primeira unidade em Lisboa e Vale do Tejo a implementar o SARA em todas Unidades Funcionais dos Cuidados de Saúde Primários e a tê-lo a funcionar em pleno. A implementação do sistema de atendimento decorreu de forma faseada e ficou agora concluída, estando a funcionar em pleno nas 22 Unidades de Saúde Familiares (USF) e nas Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Almada e do Seixal.

Projecto desenvolvido pela SPMS, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na sua componente da Transição Digital na Saúde, o SARA é um sistema que facilita o atendimento nas unidades do Serviço Nacional de Saúde. Através da funcionalidade “callback”, regista o número de telefone do utente e a unidade de saúde retorna sempre a chamada, num curto espaço de tempo.

O SARA, segundo a ULSAS, permite uma melhoria da qualidade do atendimento, oferecendo ao utente a possibilidade de agendar consultas agudas para o dia ou programadas, pedir renovação de receitas, entre outros assuntos. Aquando do retorno, a resposta vai ao encontro da necessidade do utente, sendo, por isso, personalizada.

“É com enorme satisfação que damos por terminada a implementação do SARA em todas as nossas unidades funcionais dos cuidados de saúde primários, dando resposta a uma necessidade sentida há muito pelos nossos utentes, que se prendia com a dificuldade em contactar estas unidades”, salienta a presidente do Conselho de Administração da ULSAS, Teresa Machado Luciano, citada na nota.

Com este sistema, adianta Teresa Machado Luciano, fica facilitada a vida dos utentes e dos profissionais de saúde.

“Os primeiros porque ficam com a garantia de um contacto célere, evitando esperas e deslocações, os segundos porque conseguem prestar melhor atendimento, sem duplicação simultânea de tarefas, e de forma mais organizada”, acrescenta.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

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Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online