Feijó | Cuidar dos Cuidadores Informais

Sessão de esclarecimento sobre cuidadores informais hoje das 10h às 12h na Biblioteca José Saramago no Feijó

A Biblioteca Municipal José Saramago, no Feijó, vai ser palco de uma sessão de esclarecimento sobre cuidadores informais no dia 5 de Novembro entre as 10h e as 12h.

No dia do Cuidador e consciente dos muitos desafios e obstáculos associados à tarefa de cuidar, o Município de Almada, com o apoio do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, promove uma sessão de formação e esclarecimento para cuidadores informais. Vão ser abordados temas como o acesso ao Estatuto, quais os direitos do Cuidador e que entidades podem dar apoio ao cuidador e à pessoa cuidada. 

Adicionalmente, é objectivo da sessão a construção de pontes entre disciplinas, a criação de condições para abordar as necessidades não satisfeitas dos cuidadores e trabalhar em conjunto para as tentar satisfazer.

A sessão de boas vindas conta com as intervenções da vereadora Maria Teodolinda Silveira, com o Pelouro de Ação e Intervenção Social e Educação, e Catarina Fria, representante de comunicação da Merck em Portugal.

A sessão dedicada ao Estatuto do Cuidador Informal vai ser apresentada por Palmira Martins, Assistente Social da SPEM (Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla).

Vai ser ainda apresentado o projecto “Tempo para Si”, dedicado aos Cuidadores Informais no Município de Almada, com Ana Silvestre, do Centro Quinta dos Inglesinhos e José Patrício, da Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal.

A sessão de esclarecimento é de entrada livre a todos os cuidadores informais, profissionais de saúde, farmacêuticos e assistentes sociais. 

Pode consultar o programa completo aqui.

, , , , , , , , , , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online