Garcia de Orta assinala Dia Mundial contra Homofobia, Transfobia, Bifobia e Interfobia

Até dia 18 de Maio o HGO promove iniciativas sobre cuidados de saúde para a comunidade LGBTQIAP+

Para assinalar o Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia, que se celebra hoje, dia 17 de Maio, o Serviço de Humanização do Hospital Garcia de Orta (HGO) desenvolve um conjunto de iniciativas, com o objectivo de reafirmar o compromisso com o respeito pelas liberdades fundamentais das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgénero e intersexuais.

No átrio do piso 0 decorre até 21 de Maio a exposição “União na Diversidade”, promovida pelas associações AMPLOS, Anémona e UMAR, e com obras do artista Lucien Ruby. A exposição pretende contribuir para o aumento da compreensão para a especificidade das necessidades e cuidados das pessoas LGBTI+, e assim poder melhorar a prestação de cuidados a esta população.

Hoje decorre o encontro “TransFormar o Acesso à Saúde”, entre as 9h e as 18h, com entrada livre a todos os interessados, que aborda tópicos como Inclusão e Sociedade, Identidade de Género e Cuidados Inclusivos, Cuidados ao Longo do Ciclo da Vida e, Cuidar com Orgulho: A Importância de Cuidados Inclusivos. Os participantes são profissionais dos vários serviços do HGO, e associações apoiantes da iniciativa. Às 14h terá lugar o hastear da bandeira LGBTQIA+.

Programa detalhado do encontro TransFormar o Acesso à Saúde

No dia 18 de Maio decorre um Webinar com o tema Recursos Inclusivos na Comunidade – Apresentação das Associações e outros Recursos.

As iniciativas contam com o apoio do ACES Almada-Seixal, da AMPLOS, da Associação Anémona, da Câmara Municipal de Almada (CMA) e da UMAR.

, , , , , , , , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online