Hora muda na madrugada do próximo Domingo
Quando forem 2h os relógios devem ser atrasados 60 minutos, passando para a 1h
Portugal Continental e as regiões autónomas da Madeira e dos Açores vão atrasar os relógios uma hora na madrugada do próximo Domingo, 29 de Outubro, dando início ao horário de Inverno.
Na madrugada de Domingo, em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira quando forem 2h os relógios devem ser atrasados 60 minutos, passando para a 1h. Na Região Autónoma dos Açores, a mudança será feita à 1h da madrugada de Domingo, passando para as 0h.
O actual regime de mudança da hora é regulado por uma directiva comunitária de 2000, que prevê que todos os anos os relógios sejam, respectivamente, adiantados e atrasados uma hora no último Domingo de Março e no último Domingo de Outubro, marcando o início e o fim da hora de Verão.
A mudança da hora é vista pela positiva por muitos, que hoje vêm esta medida como sinónimo de mais uma hora de sono. Para outros nem tanto, uma vez que significa que os dias passarão a ser mais curtos, ficando de noite mais cedo.
A primeira vez que se alterou a hora foi durante a Primeira Guerra Mundial, em 1916, com o intuito de se poupar recursos indispensáveis, como por exemplo o carvão e, potencializar as horas de luz solar. Estando agora a Europa a enfrentar uma situação de crise energética, é inevitável manter esta decisão. No entanto, é pertinente ponderar se esta opção continuará a fazer sentido no futuro.
Esta é uma discussão que se mantém há muitos anos e cada vez mais se tem questionado o porquê de se continuar a adiar ou a atrasar os relógios uma hora. Isto porque, se por um lado se ganham horas de luz ao final da tarde, a verdade é que estas se perdem no período da manhã e vice-versa. Países como a Rússia, a Turquia e a Islândia já aboliram a práctica.
Os argumentos a favor e contra a mudança da hora são variados, mas muitos estudos analisam a poupança de energia com este regime. Outros dizem mesmo que a alteração pode ter efeitos na saúde ou no sistema imunológico. Argumentos mais recentes, sobretudo a favor do horário de Verão permanente, são a de que mais luz ao fim do dia, durante todo o ano, se a hora de Inverno não chegar, incentiva o acto de estar ao ar livre e até o comércio.
Actualmente, existem três fusos horários na União Europeia: Hora da Europa Ocidental, que inclui o Reino Unido, Portugal e Irlanda; Hora da Europa Central, que inclui Espanha, Alemanha e Itália e; Hora da Europa Oriental, que inclui Grécia, Finlândia e Roménia.
Há também um eterno debate sobre se Espanha está no fuso horário devido. Durante a Segunda Guerra Mundial, os espanhóis e outros países europeus, com excepção de Portugal e da Suíça, avançaram os relógios. Mas Espanha nunca voltou ao horário da Europa Ocidental. Assim, embora geograficamente devesse estar no mesmo fuso horário do Reino Unido e Portugal, os seus relógios estão na hora da Europa Central.
atrasar, Hora, Horário de Inverno, mudança, Mudança da hora, Portugal Continental, Úteis