Inauguração da requalificação da EB Maria Rosa Colaço
Pontapé de saída na Recepção à Comunidade Escolar 2024-2025
A 5 de Setembro, foi inaugurada a obra de requalificação da Escola Básica Maria Rosa Colaço, no Feijó. No próximo ano escolar este estabelecimento de ensino conta com cinco novas salas, e poderá receber mais 125 alunos.
As novas salas alargam assim o número de vagas, aumentando a taxa de cobertura da educação Pré-escolar e 1.º Ciclo no concelho de Almada. A EB Maria Rosa Colaço vai poder receber mais 75 crianças do Pré-escolar, que se juntam às 50 vagas existentes previamente, num total de 125; e mais 50 do 1.º Ciclo, que acrescem às 175 vagas, totalizando 225.
As obras de ampliação desta escola, integrada no Agrupamento de Escolas Francisco Simões, contemplaram a construção de cinco salas, três para crianças do Pré-escolar (dos 3 aos 5 anos) e duas para crianças do 1.º Ciclo. A requalificação melhorou outros espaços da escola, como a cozinha, o refeitório, a sala de actividades polivalente, a biblioteca, o espaço exterior, os equipamentos lúdicos, a nova sala de professores, e a sala do pessoal auxiliar, tendo agora melhores condições para quem ali brinca, estuda e trabalha.
“Graças à persistência de todos e à resiliência de todo o corpo educativo, felizmente, hoje, neste início de ano escolar, estamos a inaugurar, por fim, a escola com que todos nós sonhámos ao longo destes anos. Foi um processo muito longo e muito difícil, mas que mais uma vez conseguimos superar”, declarou Inês de Medeiros, presidente da CMA, mencionando os contratempos que surgiram ao longo da execução da obra.
Inês de Medeiros referia-se a uma empreitada lançada em 2017, pelo anterior executivo da CDU, cujo processo foi reiniciado inexplicavelmente pelo então vereador da educação no primeiro mandato do PS, João Couvaneiro, que alterou todo o projecto da escola, tendo o empreiteiro da altura reagido. Ao longo dos sete anos em que a obra se arrastou, ficaram pelo caminho alguns concursos desertos, uma pandemia, perdeu-se um financiamento comunitário que o anterior executivo tinha garantido no seu mandato, e os custos das obras de requalificação duplicaram. Os alunos entre os 6 e os 10 nos de idade que frequentavam a EB Maria Rosa Colaço foram deslocados para a EB1 do Chegadinho durante seis anos, onde tiveram aulas em contentores. Ao longo dos anos foram muitas as queixas apresentadas pelos encarregados de educação nas reuniões da Câmara Municipal de Almada (CMA) e da Assembleia Municipal (AMA), por não verem o fim desta obra e por não concordarem com as condições de ensino em que se encontravam os seus filhos. Muitos alunos que frequentaram a Pré-Escolar na EB Maria Rosa Colaço, viram o seu o 1º ciclo ser leccionado na totalidade em contentores.
“É um novo ano escolar, o Município tem novas competências, recebeu novas escolas, nem todas em bom estado. Não conseguiremos resolver todas as dificuldades em um, dois ou três anos, mas a mesma persistência, a mesma obstinação, a mesma energia e a certeza da mesma confiança na Comunidade Educativa, que faz viver as escolas e que permite que a Educação em Almada continue a ser uma referência, fará com que consigamos ultrapassar todas as dificuldades com êxito para bem de todas as nossas crianças.”, acrescentou Inês de Medeiros.
O investimento realizado foi mais de 3,1 milhões de euros, e contou com financiamento integrado no Programa Regional de Lisboa – Portugal 2030 na ordem dos 40%, cerca de 1,4 milhões de euros, sendo o restante investimento municipal.
A inauguração da ampliação e requalificação da EB Maria Rosa Colaço foi o pontapé de saída na programação municipal da Recepção à Comunidade Educativa 2024-2025, que decorre até 29 de Novembro, e conta com uma extensa programação que percorre vários locais do concelho, terminando com a celebração do Dia Internacional da Cidade Educadora no Auditório Fernando Lopes-Graça. O programa pode ser consultado aqui, e o programa complementar aqui.
1º Ciclo, Agrupamento de Escolas Francisco Simões, comunidade educativa, EB Maria Rosa Colaço, Educação, Feijó, inauguração, Pré-Escolar, Programa, Recepção à Comunidade Educativa 2024-2025, requalificação