Mercados animam fim-de-semana cinzento

O MUDA volta a Cacilhas, há Green Market no Parque da Paz, e Season Market na Herdade da Aroeira

Apesar do fim-de-semana nublado, não deixe de sair de casa e aproveite os mercados que animam o fim de semana no concelho de Almada. Três mercados, com três conceitos diferentes, oferecem variedade com opções para todos os gostos.

A 11ª edição do MUDA – Mercado Urbano de Almada, realiza-se no dia 29 de Junho das 10h às 19h, no Largo Alfredo Dinis, junto ao Farol de Cacilhas. Este é um mercado que celebra a cultura urbana através dos trabalhos dos empreendedores e artesãos almadenses. Nesta edição marcam presença 53 bancas de roupa, acessórios, bijuteria, decoração, cosmética, arte, gastronomia, onde tudo é artesanal, feito por mãos criativas e nalguns casos com recurso à reciclagem de materiais. Às 16h há aula de Bachata com os bailarinos Kris e Gregorios, que trazem a música e ritmos quentes a Cacilhas.

©Luis Filipe Catarino /CMA / O MUDA é um mercado artesanal.

No Parque da Paz, realiza-se nos dias 29 e 30 de Junho o Almada Green Market, nesta edição dedicado ao tema “Uma horta em casa!”. Neste eco-mercado promovem-se projectos, marcas locais e regionais que se empenham por um modo de vida mais saudável, sustentável e consciente. O mercado já se tornou m ponto de encontro entre produtores e consumidores, que acontece numa envolvente paisagística única. Para além de uma área diversificada de exposição e venda, o Almada Green Market tem também uma zona de refeições e petiscos saudáveis, e um programa de eco-atividades gratuitas para os visitantes. 

Assim no dia 29 às 11h e às 15h realiza-se a eco-oficina “Manta Solidária”, dinamizada pela Metros de Solidariedade, onde pode dar os primeiros passos de crochet, e fazer “quadrados da avó” para criar uma manta solidária que será doada a quem mais precisa. Se tiver restos de novelos de lã, pode levar para lhes dar uma vida nova. Se souber fazer crochet pode participar na mesma. No mesmo dia às 11h, acontece a eco-oficina “Produza as suas esponjas vegetais”, dinamizada pela Luffa by Alda, onde pode aprender a fazer esponjas vegetais com luffas, os frutos de uma planta trepadeira que depois de secos podem ser usados como esponja 100% natural. Esta é uma forma práctica, eficaz e muito mais amiga do ambiente de tomar banho ou de lavar a loiça lá em casa.

No dia 30 às 11h, pode aprender os primeiros passos para criar uma horta mesmo num pequeno espaço na cidade, usando vasos e floreiras, e saber como pode produzir vegetais e aromáticas da época de forma sustentável e na sua casa. Tudo isto na eco-oficina “Criar uma Horta em Casa”, dinamizada pela Xerovedras. No mesmo dia às 15h, a eco-oficina “Aprender a regar a horta com potes de terracota”, dinamizada pela Olly Water, apresenta uma técnica ancestral de irrigação, ainda hoje usada em locais que sofrem com aescassez de água, que pode trazer muitas vantagens também para a sua horta. Descubra como este sistema de rega autónomo, pode contribuir para uma rega práctica e mais sustentável da sua horta, pomar ou jardim. Durante todo o Domingo haverá também diversos jogos que sensibilizarão miúdos e graúdos a usufruírem do Verão e dos raios de sol de forma mais segura, como é o caso do Jogo da Memória, Labirinto Solar, Jogo da Mímica, entre outros. Poderá ainda aplicar protector solar neste stand, dinamizado pela Juventude da Delegação Foz do Tejo da Cruz Vermelha Portuguesa, com apoio La Roche-Posay.

Com o sucesso que tem tido em Almada, desde o início de Junho que o Almada Green Market se expandiu para o Seixal. Apelidado de Seixal Green Market, acontece todos os primeiros fins-de-semana do mês no Parque Urbano do Seixal, realizando-se próximo fim-de-semana de 6 e 7 de Julho.

©DR / O Almada Green Market é um eco-mercado.

Também a 29 e 30 de Junho, realiza-se entre as 10h30 e as 21h, a Summer Edition do Aroeira Season Market, junto à entrada da Herdade da Aroeira, na Charneca da Caparica. Este é um mercado de curadoria de marcas de vestuário, moda, joalharia, decoração, lifestyle, e arte, que nesta edição comemora o Verão, o tempo quente e a praia. O mercado possui uma kids fun zone, onde os mais pequenos terão animação das 11h e às 12h30, com workshop circense, e às 16h com um espectáculo performativo. Existe também um food court onde pode provar petiscos e refeições variadas, degustar bebidas regionais ou doçaria artesanal. O mercado tem ainda uma zona lounge, onde a animação musical estará a cargo do DJ Divenitto. A entrada neste mercado pet frendly é gratuita e a organização promete “experiências memoráveis e únicas”.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , ,