Miguel Oliveira termina testes na Tailândia em 19º
Em Buriram, o piloto almadense ficou a 1,2 segundos do melhor tempo
Miguel Oliveira encerrou os testes de pré-temporada do Mundial MotoGP, em Buriram, na Tailândia, com o 15.º melhor tempo da sessão desta Quinta-Feira. O piloto da Prima Pramac Yamaha não procurou fazer voltas rápidas, preocupando-se mais com a preparação, e acabou em 19º.
Oliveira foi o último a sair de pista, realizando 41 voltas ao traçado de Chang. O piloto da Pramac foi o mais lento dos quatro pilotos da Yamaha, tendo ficado a um segundo do melhor tempo da sessão desta Quinta-Feira.
Oliveira, de 30 anos, fez a sua melhor volta ao traçado de Buriram em 1.30,369 minutos, ficando a 1,234 segundos do mais rápido, o espanhol Marc Márquez (Ducati), que bateu o irmão Alex Márquez (Ducati) por 0,179 segundos, com o italiano Marco Bezzecchi (Aprilia) em terceiro, a 0,205 segundos.
O português explicou que a travagem é o que mais dificuldades lhe está a causar. “Foi melhor hoje. Pelo menos fizemos muitas mudanças na moto, entendemos o que não fazer e o que fazer, o que é importante. Estou a ter dificuldades sobretudo no ponto de travagem, onde não sou capaz de realmente extrair o máximo da moto”
Segundo Oliveira, este é um processo demorado, que “leva tempo. A moto tem uma técnica de travagem diferente, o que não fazes da noite para o dia. E esta é a pista mais extrema, onde passas a maioria do tempo num ponto de travagem.”
O #88 acredita que fez progressos e está pronto. “Sinto que dei um bom passo em frente. Só fiz um ataque ao cronómetro no final, por isso tens sempre um pouco mais em ti com esse segundo pneu. Mas deixo-o para o GP, e eu diria que estamos tão preparados quanto poderíamos estar para vir aqui competir.” O piloto tem ainda arestas por limar com a sua YZR-M1, que está a descobrir.
“Pré-temporada terminada! A adaptação está no bom caminho mas ainda há trabalho pela frente. Hoje tiramos mais conclusões e estou confiante para o grande prémio daqui a duas semanas. Vamos lá competir.”, escreveu Miguel Oliveira nas suas redes sociais, no final do segundo dia de testes.
No conjunto dos dois dias de testes em Buriram, Marc Márquez foi o mais rápido da tabela de tempos. Na Quarta-Feira, o espanhol conseguiu uma volta em 1m28,855s e foi o único a rodar no segundo 28.
Já neste aglomerado dos dois dias de testes, a volta mais rápida de Miguel Oliveira não deu para ficar no top15, ficando em 19º. Ainda assim, o português ficou apenas a 1,2 segundos de Márquez, o que demonstra a competitividade que se perspectiva no Mundial de MotoGP em 2025.
O piloto luso disputa o Mundial de MotoGP pela sétima temporada seguida, a primeira pela Yamaha, tendo como melhor classificação o nono lugar alcançado em 2020, ano em que conquistou duas das suas cinco vitórias na categoria “rainha”, vencendo uma em 2021 e outras duas em 2022.
Terminada a pré-época do MotoGP, os pilotos aceleram agora para a sua primeira etapa, que se realiza a 1 e 2 de Março, também no circuito de Buriram, na Tailândia.
88, 88migueloliveira, Almada, Burirama, falcão, Miguel Oliveira, Miguel Oliveira fã clube, Moto GP, Mundial de MotoGP, Prima Pramac Yamaha, Prima Pramac Yamaha Factory Team, Prima Pramac Yamaha MotoGP, Tailândia, Testes, Turma88