Nininho Vaz Maia confirmado no Sol da Caparica
Curt Davis, Tabanka Djaz, Deejay Rifox, Matias Damásio e Pikika também fazem parte do cartaz deste ano
O Parque Urbano da Costa da Caparica recebe, nos dias 14,15,16 e 17 de Agosto, a 10.ª edição d’O Sol da Caparica, o festival almadense dedicado à música lusófona.
Nininho Vaz Maia, que actua a 15 de Agosto, e Curt Davis, que tem concerto marcado para dia 17 de Agosto, são as mais recentes confirmações de um cartaz que reúne artistas de diferentes regiões do mundo lusófono para quatro dias de muita música, cultura e animação.
Nininho Vaz Maia é um dos artistas mais inovadores da música portuguesa, destacando-se pela fusão da cultura cigana, flamenco e pop nas suas músicas. O seu álbum de estreia, Raízes (2021), alcançou o estatuto de Disco de Platina, consolidando uma vasta legião de fãs. Entre os seus principais sucessos estão temas como “Cola-te a Mim”, “Quiero Bailar” e “Soy Gitano”, que somam milhões de visualizações nas plataformas digitais. Recentemente lançou o single “Calon”, antecipando o segundo volume do álbum “Aparentemente”, uma das grandes apostas para este Verão. Ficou também muito conhecido perto do grande público pela sua participação em programas como “All Together Now“, na TVI, e “The Voice Portugal“, na RTP1.
Curt Davis estreou-se em 2021 com um espectáculo esgotado, afirmando-se como uma das grandes promessas do R&B/Soul e Hip-Hop em Portugal. Com temas como “Company”, “Losing my Interest” e “Dead Inside”, conquistou espaço no panorama musical nacional. O artista lançou recentemente o seu novo single “Wet“, que abre caminho para o seu muito aguardado álbum de estreia “Save It For Me”, com lançamento marcado para 27 de Março.
Os Tabanka Djaz são oriundos da Guiné-Bissau e iniciaram a sua carreira musical em 1988. Desde então, a banda, conhecida por fundir ritmos tradicionais guineenses com zouk, funk, kizomba e música pop, tornou-se bastante popular nos países lusófonos, especialmente em Portugal, Cabo Verde e no Brasil. Dos seus maiores sucessos destacam-se os singles “Sperança”, e “Foi assim”, que, juntando aos quatro álbuns/discos lançados, consolidaram a sua posição de destaque junto do público.
Deejay Rifox, DJ e Produtor de afro-house, é um dos artistas em destaque no mundo da música em Portugal. Rifox deu os primeiros passos no sector em 2015 e, desde aí, tem deixado a sua marca em todos os sítios por onde passa. O DJ deu o salto na carreira a partir de 2023 ao lançar “Padjigada”, e, posteriormente, em 2024 “Rebola Ti Txon”.
Matias Damásio, um dos maiores nomes da música angolana, e Pikika, jovem promessa em ascensão no panorama musical português, são também confirmações do festival.
Matias Damásio, natural de Benguela, Angola, iniciou a sua carreira em 2000 e rapidamente conquistou o público em Portugal com a sua voz emotiva e as suas composições. Entre os seus maiores sucessos destacam-se “Loucos“, “Como Antes” e “Teu Olhar“. Em 2024, lançou o single “Por Ti Amor” em colaboração com os D.A.M.A.
Pikika é uma jovem cantora e compositora de Portalegre. Iniciou o seu percurso musical aos 9 anos e, ao longo dos anos, explorou diversos estilos musicais, desde o flamenco ao pop, passando pela bossa nova e hip-hop. Em 2024, lançou o seu primeiro single a solo, “Teima“, seguido de “longe.com“, em colaboração com Frankieontheguitar. Em Fevereiro de 2025, lançou o seu EP de estreia, “Sozinha e Mal Acompanhada”, que inclui seis músicas produzidas por nomes como Agir e Lhast. Pikika descreve a sua música como “melancólico-dançante”, combinando letras introspectivas com ritmos envolventes.
Estes artistas juntam-se a um cartaz ainda não fechado, pensado para agradar a todos os públicos. O festival arranca no dia 14 de Agosto com Plutonio, Dillaz, DJ Dadda e Insert Coin. No dia seguinte, 15 de Agosto, sobem ao palco Matias Damásio, Grupo Menos é Mais, Nininho Vaz Maia e Deejay Rifox. O dia 16, até ao momento, conta com as actuações de Da Weasel, Lon3r Johny e I Love Baile Funk. Para encerrar a 10.ª edição, a 17 de Agosto, estão confirmados Wet Bed Gang, Tabanka Djaz, Pikika e Curt Davis. Uma das grandes novidades deste ano é o Palco Digital, que recebe Os Primos nos dias 14 e 17 de Agosto.
O Sol da Caparica marcou também presença na BTL, a maior feira de turismo de Portugal, com uma oferta especial de bilhetes diários em formato pack família (válidos para 4 pessoas), disponível exclusivamente no stand da Câmara Municipal de Almada (CMA), entre 12 e 16 de Março, e limitada ao stock existente. Os preços destes packs familiares são de 76€ para os dias 14, 15 e 17 de Agosto, e de 84€ para o dia 16 Agosto.
Os bilhetes para a 10.ª edição d’O Sol da Caparica estão à venda na plataforma Meo Blueticket e nos locais habituais.
Bilhetes, Cartaz, concertos, Confirmações, Costa da Caparica, Curt Davis, Deejay Rifox, espectáculos, Festivais de música, Festivais de Verão, Festival O Sol da Caparica, Matias Damásio, Meo Blueticket, musica, música lusófona, música portuguesa, Nininho Vaz Maia, O Sol da Caparica 2025, Parque Urbano da Costa da Caparica, Pikika, Sol da Caparica, Tabanka Djaz