Sobreda | Obras dos SMAS criam zona de medição e controlo da água
Equipamento permite adequar a pressão da água de acordo com as necessidades da população
Na Rua Dr. Alberto de Araújo, junto à Escola Secundária Daniel Sampaio em Vale Figueira, estão a decorrer trabalhos dos SMAS de Almada para criação de uma zona de medição e controlo da água, com instalação de uma válvula redutora de pressão, com controlo bi-horário. O prazo estimado para o fim da obra é dia 11 de Fevereiro.
Estes equipamentos, ligados directamente ao Centro de Comando que controla remotamente o abastecimento de água no concelho, permitem gerir a pressão da água, detectar roturas na rede de distribuição e, reduzir as perdas de água, contribuindo para uma melhoria da sustentabilidade ambiental.
“Os SMAS Almada pretendem aumentar o grau de fiabilidade e o controlo nas redes de abastecimento, monitorizando e melhorando a utilização deste recurso hídrico, com a instalação de equipamentos, que permitem adequar a pressão da água nas diversas zonas de acordo com as necessidades da população e assim monitorizar, em tempo real, o consumo de água ao longo da rede de distribuição.”, pode ler-se no site dos SMAS.
Anualmente, entram no sistema de abastecimento do concelho de Almada, quase 18 milhões de metros cúbicos de água, captada no aquífero Tejo-Sado, que é diariamente enviada para diversos reservatórios espalhados pelo município. O percurso entre os furos de captação e a torneira das casas dos almadenses, tem uma extensão de mais de 800 km de condutas.
água, ambiente, equipamento, medição e controlo da água, Obras, SMAS de Almada, Sobreda, sustentabilidade, Vale Figueira