Transpraia pode voltar em 2025
O empresário francês Gregory Bernard espera tê-lo a funcionar no Verão do próximo ano
Depois de quatro anos parado, o histórico comboio da Costa da Caparica poderá voltar a percorrer os nove quilómetros entre as dunas das praias urbanas e as da Fonte da Telha. O projecto de reactivar as quatro estações e 15 apeadeiros do “comboizinho da Costa” é de Gregory Bernard, um empresário francês, que há seis anos se apaixonou pela Costa da Caparica.
A notícia é avançada pela SIC, que relata que Gregory Bernard assistiu ao fim do Transpraia em 2020, e neste momento aguarda as aprovações oficiais para o devolver à comunidade, que muito o reclama de volta. O seu objectivo, caso a ideia avance, é a redução do número de veículos nas praias e criação de uma ligação sustentável entre o Transpraia e os restantes transportes.
O investidor francês gastou até ao momento cerca de um milhão de euros nos trabalhos de recuperação, já em curso. Retirar o comboio do armazém onde parou pela última vez, e recuperar as carruagens tem sido o maior desafio.
Durante seis décadas, o Transpraia foi um dos símbolos da Costa da Caparica, tendo a sua decadência começado em 2007, quando o Polis da Costa da Caparica e a requalificação da frente marítima o afastaram do centro da cidade, para um quilómetro mais à frente. A partir daí a sua utilização foi-se reduzindo, culminando na sua paragem em 2020, durante a pandemia. Nessa altura o negócio já não era lucrativo, e o Transpraia não voltou a sair da oficina onde se encontra.
Em 2025, passados cinco anos, poderá voltar a funcionar e a ligar a Costa da Caparica à Fonte da Telha, graças à vontade de preservar a história local, respeitando a sustentabilidade ambiental, de Gregory Bernard.
O projecto procura agora fundos da União Europeia, essenciais para trazer o Transpraia de volta aos carris, também degradados devido á erosão climática e à falta de manutenção. Será necessário recuperar não só as carruagens, mas também as locomotivas, a oficina/armazém e os carris do Transpraia.
A Câmara Municipal de Almada (CMA) esteve interessada na aquisição do Transpraia, tendo feito uma proposta de compra ao seu anterior proprietário, que foi recusada.
Gregory Bernard é também proprietário dos apoios de praia Dr. Bernard, na praia do CDS; do Palms, na praia do Norte; da Dr. Bernard Surf School; do Dr. Bernard Co.Work, do Dr. Bernard Wellness; da Villa Caparica Hostel e do Azul Dr. Bernard. Para além destes negócios é também co-criador da marca de clutches de luxo Olympia Le-Tan. Já trabalhou em área como a moda, o cinema e a televisão (produziu 19 filmes). Estudou Ciência, Gestão, Ciência Política, Tecnologia e Relações Internacionais. Antes da Costa da Caparica, viveu em Paris, Londres, Los Angeles, Washington e Nova Iorque.
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