Obras na Ponte 25 de Abril condicionam trânsito nocturno

Os trabalhos decorrem de 13 a 28 de Outubro, nos dias úteis, entre as 21h e as 6h

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Os condicionamentos rodoviários na Ponte 25 de Abril acontecem entre 13 e 28 de Outubro, nos dias úteis entre as 21h e as 6h, devido a trabalhos de pavimentação, informa a Lusoponte em comunicado. Há a garantia de pelo menos uma via de circulação, sendo a alternativa a Ponte Vasco da Gama. O trânsito ferroviário não será afectado.

Os trabalhos vão obrigar a “condicionamentos em ambos os sentidos alternadamente, de forma programada e faseada, de modo a garantir a segurança dos condutores e minimizar os impactos no tráfego”, sendo todos realizados nos seus acessos, pode ler-se no mesmo comunicado.

Nos dias 13, 14 e 15 de Outubro as obras têm início no acesso Sul da Ponte 25 de Abril, no sentido Almada-Lisboa. Entre 16 e 23 do mesmo mês, irão incidir no sentido Lisboa-Almada, incluindo as saídas para o IC20 e Almada. Nos dias 24, 27 e 28 será a vez do ramo de saída para as Amoreiras, no sentido Almada-Lisboa. Esta última fase dos trabalhos implica a criação de um acesso alternativo numa das noites, pois a entrada e saída têm apenas uma só via.

O principal objectivo desta intervenção é “requalificar o pavimento e melhorar o seu desempenho acústico, com a aplicação de um novo pavimento com borracha, que permite reduzir significativamente o ruído gerado pela circulação automóvel”. Com esta obra, a Lusoponte quer reforçar “o compromisso de aliar segurança rodoviária, conforto dos utilizadores e qualidade de vida das comunidades vizinhas da infraestrutura”, explica a concessionária das duas travessias do Tejo.

Fonte oficial da Lusoponte disse Ao Almada Online que “para estes trabalhos, suportados pela Lusoponte, está previsto um orçamento de 1,2 milhões de euros em 2025”.

Todos os dias, mais de 150 mil veículos cruzam a Ponte 25 de Abril, segundo dados de Agosto de 2025 do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), sendo utilizada diariamente por cerca de 300 mil utentes, por rodovia e ferrovia.

A construção da Ponte 25 de Abril iniciou-se em 1962, tendo a sua inauguração e abertura ao tráfego sido feita em 1966, com o nome de Ponte Salazar, que manteve até 1974. Semelhante à Ponte Golden Gate, de São Francisco, foi também projectada pelo Gabinete de Engenharia de Nova Iorque, Steinman, Boynton, Gronquist&London. É a ponte rodoferroviária com o maior vão suspenso da Europa e a terceira a nível mundial.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

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