Concelho de Almada em alerta laranja devido a precipitação forte
Chuva, vento e possibilidade de trovoadas são as previsões do IPMA
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o concelho de Almada está em alerta laranja devido a forte precipitação. A Câmara Municipal de Almada (CMA), através do Serviço Municipal de Protecção Civil de Almada (SMPCA) deixa recomendações e medidas preventivas que pode adoptar, neste início de ano hidrológico.
As previsões do IPMA são de que o alerta Laranja se mantenha até às 21h de hoje, 28 de Outubro, devido a precipitação por vezes forte e acompanhada de trovoada. O alerta passa a Amarelo entre as 21h e as 3h da manhã de Quarta-Feira. Entre as 3h e as 15h do mesmo dia, o alerta volta novamente a ser Laranja, com precipitação persistente e forte, por vezes acompanhada de trovoada e rajadas de vento fortes.
Na Quinta-Feira prevê-se um abrandamento da precipitação, que volta no fim-de-semana, intensificando-se a partir das 2h da manhã de Sábado.
Os distritos de Setúbal, Lisboa e Santarém encontram-se também em alerta Laranja.
Recomendações da Proteção Civil de Almada
O Serviço Municipal de Protecção Civil de Almada deixa algumas medidas preventivas a adoptar, salientando que Outubro “é o mês em que começa o período mais chuvoso do ano, ou seja, são expectáveis situações como inundações rápidas em meio urbano, cheias, instabilidade de taludes ou deslizamentos de terras.”
O SMPCA aconselha que desobstrua os sistemas de escoamento de águas pluviais dos quintais ou varandas; limpe as sarjetas, algerozes e caleiras dos telhados; adopte uma condução defensiva, com especial atenção à formação de lençóis de água nas vias de circulação, buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas; nunca atravesse zonas inundadas, evitando o arrastamento de pessoas ou viaturas; retire equipamentos e utensílios nos terrenos confinantes com rios e cursos de água, historicamente sujeitos a cheias e inundações; tenha especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte; e verifique ou remova todas as estruturas ou objectos que, pela sua dimensão, possam ser facilmente arrastados ou levantados dos seus suportes.
Aconselham ainda que se mantenha atento às informações meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, e siga as recomendações da Proteção Civil e forças de segurança.
Alerta Laranja, Almada, Câmara Municipal de Almada, chuva, CMA, Instituto Português do Mar e Atmosfera, IPMA, precipitação intensa, Recomendações, Serviço Municipal da Proteção Civil de Almada, SMPCA
