Almada | Conversa com Afonso Cruz
Dia 17 de Junho às 18h, na Biblioteca Municipal de Almada acontece a terceira sessão de "Conversas com Escritores" com o autor Afonso Cruz
A terceira sessão de “Conversas com escritores” acontece dia 17 de Junho pelas 18h na Biblioteca Municipal de Almada com o prolífero escritor Afonso Cruz. A entrada é livre.
Realizador de cinema de animação, ilustrador, escritor e músico, Afonso Cruz declara-se também viajante do mundo. Estudou na Escola António Arroio, em Lisboa, na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e no Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira.
Trabalhou em cinema de animação, em vários filmes e séries tanto de publicidade como de autor, de entre os quais se destacam um episódio da série Dois Diários e um Azulejo, baseado na obra do poeta português Mário de Sá Carneiro (2002) que ganhou duas menções honrosas (Cinanima e Famafest) e um prémio do público e, “O Desalmado”, um episódio da série Histórias de Molero (2003), uma adaptação de O que diz Molero de Dinis Machado.
Para os mais novos, publicou várias ilustrações na imprensa periódica, nomeadamente para a revista Rua Sésamo, em manuais escolares, storyboards e publicidade. Ilustrou duas dezenas de livros para crianças com textos de José Jorge Letria, António Manuel Couto Viana e Alice Vieira, entre outros. Para além de textos de publicidade, publicou já livros de ficção: o romance A Carne de Deus, em 2008, e Enciclopédia da Estória Universal, em 2009.
Desde 2008, ano em que se iniciou na escrita, publicou quarenta livros, entre romances, teatro, não-ficção e ensaio, foto-texto, poesia, novelas juvenis, álbuns ilustrados. Os direitos dos seus livros foram vendidos para mais de vinte idiomas.
Das múltiplas distinções que tem recebido ao longo da carreira, inclui-se o Prémio Literário Maria Rosa Colaço 2009 – Os livros que devoraram o meu pai; Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco/APE 2010 – Enciclopédia da estória universal; Prémio Autores 2011 SPA/RTP, escolha White Ravens 2011, Menção especial do Prémio Nacional de Ilustração, Lista de Honra do IBBY (International Board on Books for Young People);, Prémio Ler//Booktailors na categoria Melhor Ilustração Original e Menção Especial do Prémio Nacional de Ilustração 2011 – A contradição humana; Prémio da União Europeia para a Literatura 2012 – A boneca de Kokoschka; Prémio Time Out — Melhor Livro do Ano, 2012 – Jesus Cristo bebia cerveja; Prémio Sociedade Portuguesa de Autores 2013 – Para onde vão os guarda-chuvas; Prémio Nacional de Ilustração 2014 – Capital; Prémio Fernando Namora 2015 – Flores.
Foi finalista dos prémios Fernando Namora, Grande Prémio de Romance e Novela APE dos Prémios Time Out 2016, com o romance Nem Todas as Baleias Voam.
Depois disso, já publicou Jalan, Jalan – Uma Leitura do Mundo, Princípio de karenina, Como Cozinhar uma Criança.
Assina uma crónica mensal no Jornal de Letras, Artes e Ideias sob o título Paralaxe.
É um viajante, conhecendo perto de 60 países, e há 11 anos trocou Lisboa por um monte alentejano numa reserva agrícola nacional, Casa Branca em Sousel, onde reside e bebe cerveja.
No passado dia 22 de abril, a Biblioteca Municipal de Almada deu início a um ciclo de conversas com destacados escritores portugueses, com João Tordo, à volta dos livros, da leitura, do mundo, possibilitando o encontro dos autores com os seus leitores. A segunda sessão foi com Maria Isaac.
Afonso Cruz, Almada, Autor, Biblioteca Municipal de Almada, Conversas com Escritores, Cultura, Literatura