Almada | Detido jovem que matou à facada rival há um ano

Crime ocorreu quando o agressor, conhecido como 'Lima' encontrou o rival 'Moldavo' na paragem do Centro Sul do Metro Sul do Tejo, em Janeiro de 2022.

Um jovem de 19 anos conhecido por ‘Lima’ foi detido pela Polícia Judiciária em Sines, por fortes indícios de homicídio qualificado, por ter morto à facada Cristiano de 18 anos, conhecido pela alcunha de ‘moldavo’ por ser filho de imigrantes daquele país da Europa de Leste, em Janeiro do ano passado em Almada.

Nessa altura, estavam os dois com amigos e cruzaram-se na paragem do Metro Sul do Tejo ejunto à estação de metro da Rua Conceição Sameiro Antunes, perto da rotunda do Centro-Sul, em Almada. A vítima e os seus amigos insultaram o agressor. Perante a provocação, o agressor atingiu um deles num pulmão e causou-lhe a morte quase imediata. O agressor pôs-se em fuga, mas a sua identidade foi denunciada às autoridades pelos dois amigos da vítima. Tinham todos entre 17 e 19 anos e residem na zona do Laranjeiro, em Almada.

Quem assistiu diz que foi tudo muito rápido. O suspeito encontrava-se sozinho na paragem do metro, quando foi avistado pelos três jovens, que subiam a rua a pé e o provocaram. Após a provocação, o suspeito acercou-se dos três jovens e, de imediato, exibiu uma faca de cozinha que tinha consigo. Cristiano apercebeu-se de que ia ser esfaqueado, tentou defender-se ao pegar numa pedra, mas levou a primeira facada nos rins e a segunda nas costas, que lhe atingiu um pulmão quando tentava fugir.

Os amigos ainda tentaram salvar a vítima. Foram buscar toalhas ao restaurante Estrela Azul, para tentar estancar a hemorragia. Sem sucesso. O INEM de Almada chegou pouco tempo depois e o óbito foi declarado no local. Desde então o suspeito encontrava-se em fuga.

A detenção do suspeito foi realizada pela Polícia Judiciária de Setúbal, em colaboração com a GNR de Sines. Sobre o detido recaem fortes indícios da prática de um crime de homicídio qualificado e posse de arma proibida, sendo a vítima o outro jovem, da mesma idade.

Os factos remontam a 6 de Janeiro de 2022, quando, na sequência de uma discussão com a vítima, o suspeito terá desferido duas facadas, provocando-lhe a morte.

O detido será apresentado a primeiro interrogatório, para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas, acrescenta a PJ.

, , , , , , , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

2 thoughts on “Almada | Detido jovem que matou à facada rival há um ano

Comentários estão fechados.