Almada | Fórum Participativo Sénior
Realizou-se no dia 28 de Outubro no Fórum Romeu Correia
Ouvir o que os séniores têm para dizer, apostando na promoção de uma participação activa na comunidade. Este foi o objectivo do Fórum Participativo Sénior, um encontro que teve lugar na Sala Pablo Neruda (Fórum Municipal Romeu Correia), onde se deu voz aos cidadãos séniores do concelho de Almada, que partilharam ideias e experiências relacionadas com o processo de envelhecimento activo.
Durante a sessão, feita em grupos com apoio de um dinamizador, foram trabalhados os temas da solidão e do envelhecimento activo. “O que é a solidão? Que soluções gostaria que existissem no concelho para quem está nesta situação? Onde e com quem gostaria de envelhecer?” Estas foram algumas das questões que desafiaram os participantes a pensar estes temas num momento de partilha e troca de ideias.
Em cada mesa foram recolhidos os contributos de todos os participantes, cujas ideias e propostas serão pensadas e trabalhadas de forma a integrarem o Plano de Promoção do Envelhecimento Activo, promovido pela Câmara Municipal de Almada (CMA), que segundo a organização, dará voz efectiva aos séniores do concelho.
A iniciativa, que fechou a programação do Mês do Idoso celebrado ao longo de Outubro, contou com a participação da Tuna Sénior do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro e do grupo Cavaquinhos da USALMA, dois projectos que mostram como se pode envelhecer de forma activa.
Relembrar e apreciar o papel desempenhado pelos séniores na comunidade, através de actividades promotoras da melhoria da qualidade de vida e bem-estar esteve na base do programa do Mês do Idoso que contou com workshops, cinema e espectáculos que pontuaram o mês que agora termina.
Esta foi uma iniciativa organizada pela CMA com o Grupo Concelhio de Idosos de Almada (GCIA).
Almada, Cavaquinhos da USALMA, Centro Social Paroqueial Padre Ricardo Gameiro, Cidadania, CMA, cmalmada, envelhecimento activo, Fórum Municipal Romeu Correia, Fórum Participativo Sénior, Plano de Promoção do Envelhecimento Activo, séniores, Solidão, Tuna Sénior, Usalma