Almada | Inércia Demoparty 2014, um festival de arte digital e música

Entre 6 e 8 de Dezembro, celebra-se a Demoscene na Incrível Almadense

A Associação Inércia realiza a Inércia Demoparty 2024, de 6 a 8 de Dezembro de 2024, no histórico Salão de Festas da Incrível Almadense.

Este é um festival de música e arte digital que acontece durante três dias, onde vão estar reunidos entusiastas e profissionais de várias áreas, para celebrar e promover a arte digital gerada em tempo real por computador (Demoscene).

A Demoscene tem uma longa história de inovação e colaboração, ao longo da qual os artistas ultrapassaram constantemente os limites das máquinas e exploraram novos conceitos técnicos e artísticos. Uma demo tem por objectivo demonstrar as capacidades de programação, artes visuais e musicais do seu criador. A Associação Inércia, que não tem fins lucrativos, tem por missão promover e divulgar essa cultura entre o público português.

Os destaques da Demoparty 2024 vão para os seus workshops, onde poderá aprender com programadores especialistas a trabalhar a criatividade em ambiente digital; as exibições de arte digital criadas pela comunidade, que estarão patentes durante todo o evento; as palestras sobre temas variados; e a zona com máquinas antigas, denominado “retro corner”.

Na Sexta-Feira, as portas abrem às 13h30, e às 15h acontece uma retrospectiva. Às 16h a entrada é gratuíta para todos e haverá uma visita guiada. A abertura oficial é às 17h30, e às 18h realiza-se o seminário “teadrinker Demo Workflow”, onde teadrinker, o vencedor da competição de demos da Inércia 2023 e prémio de novo talento dos Meteoriks 2024, irá apresentar o fluxo de trabalho que tem utilizado para desenvolver demos utilizando Unity. Caso tenha tempo, irá ainda abordar o sizecoding na plataforma microw8. Serão exibidas demos no ecrã gigante, e às 21h a 4ª edição do Shader Royale, o maior evento de programação simultânea ao vivo do mundo, onde participantes nacionais e internacionais programam visuais em tempo real, acompanhados pela música do DJ var.rho. Pode participar se souber programar shaders. A fechar a noite, pelas 22h30, Enfys sobe ao palco da Incrível, para um concerto de música electrónica, onde com um Nintendo Gameboy e um keytar Commodore VIC-20 personalizado, apresentará novas músicas originais e versões de clássicos, explorando ao máximo o que estas históricas e icónicas máquinas têm para oferecer. A festa continua depois da meia noite no Bar A Cerca, com DJ sets de Slug Beetle, um dos segredos melhor guardados da música electrónica portuguesa, e General Vileam, um “habitué” dos circuitos europeus de dark alternativo, que agora passa a maior parte do tempo em Portugal.

No Sábado às 10h há uma palestra entitulada “TENET: Uma viagem a fundo na rede perdida para o ZX Spectrum”, promovida pelo Museu Load ZX Spectrum, e outra pelas 14h, sobre “Reparação de ZX Spectrum” por Luis Correia. Haverá demonstrações de música, gráficos e wild, ao longo do dia, com as produções dos participantes a serem exibidas no ecrã gigante e sistema de som. Às 18h terá lugar uma mesa redonda sobre “Capacitação para as Artes Digitais”, com uma reflexão sobre a sua importância e os desafios promovê-la a nível local em Portugal, em que participam especialistas da academia, museus, associações, professores e artistas. Às 21 há mostra de Size Codinge, pelas 21h30 a Competição Rápida e Temática de Demos, e às 22h a Competição de Demos, os pontos altos do evento. De seguida, a festa continua no Bar A Cerca, com DJ sets de Tina Stormcaller, uma DJ de deep house e tech house de rádio independente da costa sul do Reino Unido; Cronaxy, que funde a energia crua da EDM, techno e música rave com as experiências audiovisuais imersivas; e DJ General Vileam.

No Domingo, realiza-se a cerimónia de entrega de prémios às 12h e o encerramento do festival. As portas fecham-se com um almoço convívio pelas 13h30, que junta organizadores, participantes e visitantes, propício ao network e socialização.

A entrada para a Inércia Demoparty é gratuita para os associados da Inércia, e o bilhete para o público em geral custa 30 euros. A entrada também é gratuita para crianças com menos de 13 anos de idade, acompanhadas por um adulto responsável. Se for apenas um curioso, pode visitar o evento gratuitamente durante uma hora, e até levar um amigo na visita, basta dirigir-se ao infodesk do festival à chegada. Tornando-se associado da Inércia, terá uma cota anual entre os 12€, caso seja estudante ou desempregado, e os 24€, o que sairá em conta se considerar a compra do bilhete para os três dias do festival.

Pode aceder à programação completa aqui, e assistir ao festival em streaming aqui.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,