Almada | O Sol do Futuro

Um filme de Nanni Moretti, que pode ser visto no dia 24 de Janeiro às 21h, no Auditório Fernando Lopes-Graça

Giovanni, um cineasta italiano de renome, está prestes a rodar o seu novo filme. É também marido de Paola (Margherita Buy), uma produtora de cinema com quem trabalha há anos. Enquanto ele se dedica a uma longa-metragem sobre a Revolução Húngara de 1956, ao mesmo tempo que escreve um argumento baseado no conto The Swimmer de John Cheever e, imagina outro filme com muitas canções italianas, ela começa a trabalhar numa outra produção cinematográfica, algo que o deixa bastante ressentido. O filme dentro do filme, gira em torno de um bairro popular na Itália de 1956, que acaba de ser electrificado no momento em que os soviéticos invadem Budapeste. Com o casamento em crise, a indústria cinematográfica em mudanças de paradigma difíceis de contornar, o coprodutor (Mathieu Amalric) do seu filme à beira da falência que o deixa pendurado e, a filha que o abandona, tudo parece estar a trabalhar contra ele. Giovanni terá de repensar a forma como encara a vida e a própria arte, a quem se entregou de corpo e alma. No fundo, “O Sol do Futuro” é a história de um homem que aceita a idade que tem e que segue a sua estrada. Não perde a verve e a paixão. Nem vende a alma.

“O Sol do Futuro” é um dos mais complexos filmes de Moretti, o mais felliniano de todos eles e, navega por vários tempos. Há os dias que correm e o passado político de Itália, o sol do futuro do título e o “sol enganador”, o cineasta e o lastro do seu trabalho, o filme em si e outro que está a ser rodado dentro dele. E temos sobretudo um choque constante de emoções e contradições, disposto a dividir as águas, matéria paradoxal que o seu cinema sempre se alimentou.

Este é um filme simultaneamente pessoal e de causas, melancólico e hilariante, um regresso à ironia autoficcional que é marca pessoal de Morretti desde “Caro Diario”. Em registos diversos, que vão do drama familiar à comédia social, passando pelo musical, o realizador italiano sobrepõe camadas narrativas – a sua vida, o filme que faz e aquele que planeia.

Estreado no Festival de Cannes em 2023, onde esteve em competição oficial, esta produção franco-italiana foi realizada, escrita e protagonizada por Nanni Moretti, celebrizado por “Querido Diário”, “Abril”, “O Quarto do Filho”, “Habemus Papam”, “Minha Mãe” ou “Três Andares”.

“A minha especialidade é preceder a actualidade, tem sido sempre assim”, disse Moretti deste seu filme.

©DR / No filme dentro do filme, Mathieu Amalric é o produtor de Nanni Moretti (Giovanni).

Ficha Técnica: 

Título original: Il sol dell’avvenire
Realização: Nanni Moretti
Argumento: Francesca Marciano, Nanni Moretti, Federica Pontremoli
Produção: Nanni Moretti, Domenico Procacci
Elenco: Nanni Moretti, Margherita Buy, Silvio Orlando, Barbora Bobuľová, Mathieu Amalric, Jerzy Stuhr, Anger Zsolt, Teco Celio, Valentina Romani, Flavio Furno, Giuseppe Scoditti, Valerio Da Silva, Angelo Galdi, Arianna Pozzoli, Francesco Brandi, Laura Nardi, Arianna Serrao, Blu Yoshimi, Michele Eburnea, Elena Lietti
Fotografia: Michele D’Attanasio
Música: Franco Piersanti
Edição: Clelio Benevento
Género: Comédia
Origem: França, Itália
Ano: 2023
Duração: 96 min.
Classificação: M/12

Preço: 3,00€ com desconto de 50% para jovens e seniores

Contacto da Bilheteira do AFLG
Tel.: 212 724 922 | auditorio@cm-almada.pt
Horário: Quarta a Sábado 10h00 – 13h00 | 14h30 – 18h00
1 hora antes do espectáculo

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , ,